Uma cerimônia realizada na Salão Vermelho do Paço Municipal nesta terça-feira, dia 2, formou 90 empreendedoras e reuniu também suas famílias e equipes técnicas. O curso foi uma realização conjunta do projeto Empreende Campinas, Fundação FEAC e Secretaria de Políticas para as Mulheres, que cedeu o espaço da Casa da Mulher Campineira para as atividades do curso.
Com três meses de duração, a formação foi dividido em duas trilhas. A Trilha Semente abordou autoconhecimento, autocuidado, relações profissionais e identificação do perfil empreendedor. Já a Trilha Incubação ofereceu formação técnica em ferramentas de gestão, como Canvas e fluxo de caixa.
“O projeto capacitou as microempreendedoras em duas frentes, na Trilha Semente, quando as participantes receberam formação de caráter mais pessoal, com temas como autocuidado e relacionamento. Já na Trilha Incubação, as empreendedoras receberam formação técnica e aprenderam a usar ferramentas como Canvas, ficha técnica, fluxo de caixa e Plano Individual de Negócio (PIN)”, afirmou Milton Pereira, coordenador geral do projeto Empreende Campinas.
O projeto terá continuidade no início do próximo ano. Em fevereiro e março de 2026, as mulheres receberão mentorias e poderão pleitear o Capital Semente, além de capacitações voltadas para microempreendedoras que buscam consolidar e ampliar seus negócios. Serão abordados temas como gestão do empreendimento (formalização, organização, controle e expansão), marketing digital, finanças pessoais e do negócio, aspectos fiscais do MEI e gestão do negócio.
Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Alessandra Herrmann, o objetivo de levar qualificação para as empreendedoras que buscam os cursos da Secretaria é uma das mais importantes ações para a geração de renda. “A Secretaria fica muito contente com a formação, a educação é o caminho mais promissor para que a trabalhadora se profissionalize e veja novos nichos de atuação, é por isso que sempre estamos atrás de novos cursos de capacitação para oferecer na Casa da Mulher Campineira”, reforçou.
O Empreende Campinas é um projeto de inclusão digital e geração de renda. A iniciativa já formou 1100 empreendedores, dos quais 78% são mulheres.
Próxima edição
A edição de 2026 da formação será apresentada aos interessados em 28 de janeiro, na Prefeitura de Campinas, no Salão Vermelho, às 18h30. A formação começará em fevereiro e seguirá até maio.







