Quarenta e dois jovens do programa Vibe da Prefeitura de Campinas deram uma aula de cidadania na última semana e doaram 42 bolsas de sangue, que podem beneficiar até 168 pessoas. A iniciativa é da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Hemocentro e do SerSol (Programa de Fomento e Fortalecimento de Projetos e Ações de Solidariedade). 

 

“Nossos jovens têm dado um grande exemplo ao participarem das campanhas de doação de sangue. Isso mostra que o programa estimula a formação cidadã dos aprendizes”, disse a secretária Eliane Jocelaine Pereira. “É gratificante vê-los engajados nesta campanha,  que é tão essencial”, completou.  

 

A secretária lembra que, pela participação dos jovens nas campanhas de doação de sangue, o Centro de Hematologia entregou medalhas para os aprendizes. “É um reconhecimento pela participação deles”, contou.  

 

Arthur Gomes Oliveira ainda é um adolescente, mas já se considera veterano na doação de sangue. “Para mim, a importância de doar sangue é porque a gente está salvando vidas”, disse. 

 

Quem pode doar sangue 

 

Para doar sangue, o voluntário deve ter 16 e 69 anos, não estar em jejum, estar descansado, não fumar até duas horas antes e duas horas depois da adoção e ter peso mínimo de 50 kg e máximo de 150 kg.

 

As informações estão disponíveis no site do Hemocentro (https://www.hemocentro.unicamp.br/). 

 

SerSol 

 

O SerSol (Programa de Fomento e Fortalecimento de Projetos e Ações de Solidariedade) da Prefeitura de Campinas tem como objetivo fortalecer e institucionalizar o trabalho voluntário e as ações de solidariedade dos servidores municipais.

 

O Programa também visa fomentar a solidariedade, estimular equipes a abraçarem causas sociais, qualificar e fortalecer ações de solidariedade e, sobretudo, atender emergências como a recente crise sanitária do coronavírus. 

 

O programa 

 

Na Prefeitura, 147 jovens fazem parte do Vibe. Os contratos de aprendizagem são feitos pelo Patrulheiros Campinas. 

 

O Vibe é desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – Valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação. 

 

Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por um ano e cinco meses.

 

Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa. 

 

O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.