A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, em parceria com a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, entregou aos moradores do Jardim Renascença o graffiti “Canto do Sol”, que renovou os muros do projeto social e alegrou todo o bairro. A obra, de 150m², tem como tema Fauna e Flora Nativas e foi executada pelo artista Tomaz Martins (conhecido como Teze).
A entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, na rua João Andretta, 10, na Vila Renascença, nas proximidades do CDHU Padre Anchieta, onde fica a OSC Canto do Sol. A obra foi viabilizada pelo edital nº 002/2023 – Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo – Campinas Arte Urbana: Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano, realizado em parceria entre as duas secretarias.
A inauguração da arte “Canto do Sol” contou com a presença de diversas autoridades e representantes de órgãos municipais, reforçando o caráter intersetorial do projeto. Estiveram presentes a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; a coordenadora de editais, Sandra Peres; o chefe do setor de educação ambiental, Giuliano Gallardo; o coordenador departamental da secretaria do Clima, Gaincarlo Lopes Torres; e a coordenadora das Bibliotecas, Dandewara Pereira.
O artista Teze explicou que a arte cumpre a função de destacar a atividade do Canto do Sol na região, que tinha pouca visibilidade para moradores antigos. “Acho que a primeira importância é a arte, nesse caso, como uma funcionalidade de colocar o espaço e a atividade deles em destaque, porque aqui faltava um tanto disso”, afirmou. Ele complementou observando que a arte trouxe vida ao espaço e que a recepção da vizinhança foi positiva.
O credenciamento via edital, que possibilitou a execução do graffiti, representa um suporte fundamental para o trabalho do artista. Teze explicou que a estrutura permite o planejamento e a organização para a criação de obras de maior porte. “E esse credenciamento para nós como artistas é fundamental, porque querendo ou não é uma coisa que a gente sempre está fazendo de um jeito ou de outro, mas com esse suporte a gente consegue se planejar, se organizar e fazer obras até maiores do que a gente faz.”
A Secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destacou o impacto da obra no local. “A entrega do Canto do Sol é muito legal porque a gente vê um espaço de crianças, um espaço multiuso, mas como aquilo deu vida,” afirmou a secretária. Ela também comentou a importância da arte para o público infantil. “Eu acho que as crianças, todo dia que entrarem por aquela porta, vão enxergar aquelas cores, e isso a gente sabe quanto a arte alegra a vida das crianças.”







