O estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, foi palco no último sábado, 11 de outubro, da campanha “Elas Jogam Junto”, uma iniciativa da OAB São Paulo (OAB-SP) em parceria com a Prefeitura de Campinas. A ação teve como foco a conscientização sobre a violência contra a mulher e aconteceu durante o tradicional dérbi campineiro entre Ponte Preta e Guarani, que reuniu cerca de 15 mil torcedores.
 

Durante o aquecimento dos jogadores, o público acompanhou diversas ações de sensibilização, incluindo a exibição de vídeos nos telões e no sistema de som do estádio com mensagens sobre a prevenção à violência de gênero. Uma faixa com o lema “Elas Jogam Junto – Basta de Violência Contra a Mulher” foi levada ao gramado por representantes das instituições parceiras.
 

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Alessandra Herrmann, participou da ação vestindo a camisa oficial da campanha. “A Secretaria da Mulher, a Secretaria de Segurança Pública e a OAB têm um compromisso inegociável com o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. Campinas já conta com uma forte rede de enfrentamento à violência e se une a mais essa ação para reforçar esse compromisso e ampliar a proteção, o acolhimento e o apoio a todas as mulheres”, destacou.

Também participaram da mobilização a coordenadora de Violência Contra as Mulheres da OAB-SP, Thaís Cremasco, e representantes da Associação Atlética Ponte Preta, como Jerônimo Tognolo Neto (vice-presidente), Lucimara Ferreira (diretora-executiva) e Jaqueline Medeiros (comitê antirracista).

A campanha “Elas Jogam Junto” tem o objetivo de engajar o universo do futebol — jogadores, clubes e torcedores — na luta contra a violência de gênero. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os casos de agressões contra mulheres aumentam em até 21% em dias de jogos de futebol, o que reforça a importância de iniciativas como essa.