A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra, considerada um laboratório vivo para pesquisas em diversas áreas do conhecimento, marcou presença no X Fórum Estudantil de Pesquisa e Conhecimento na Escola, realizado nos períodos da manhã e da tarde desta terça-feira, dia 25 de novembro. Cristiano Krepsky, biólogo da Mata, destaca que a participação reforça o compromisso da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) em promover a investigação científica entre estudantes de todos os ciclos de ensino, contribuindo para a formação de futuros defensores da conservação ambiental.

 

 

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas no âmbito do Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO), reuniu cerca de 1.500 alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Campinas no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. As instituições de ensino e pesquisa apresentaram seus trabalhos, enquanto que os estudantes expuseram os resultados de investigações científicas desenvolvidas ao longo do ano nas escolas.

 

Incentivo ao método científico nas escolas

 

O Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO) é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Embrapa, com foco em estimular a postura investigativa nos estudantes. Para isso, o programa oferece formação em métodos de pesquisa e ferramentas didáticas aos professores, que, por sua vez, orientam os alunos na escolha de temas relacionados às suas realidades locais.

 

Os assuntos estudados variam conforme a idade e o contexto de cada turma, mas todos seguem a lógica de promover a formulação e o teste de hipóteses, estimulando a curiosidade e a autonomia intelectual.

 

As atividades do fórum continuam nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, quando alunos da educação infantil também apresentarão seus trabalhos, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo a cultura da pesquisa desde a primeira infância.