O programa “Memórias em Movimento”, produção da EducaTV Campinas, retrata a trajetória e as diversas atividades do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, que completa 50 anos de história em 2025. A série é composta por cinco episódios. O primeiro estreou no último dia 5 de novembro, e a cada semana, sempre às quartas-feiras, às 10h, é lançado um novo episódio, sempre veiculado pelo canal 12.2 da televisão aberta.
Nesta quarta (19/11), foi ao ar o terceiro episódio, que fala sobre o envolvimento do museu com atividades de pesquisa e educação. Aborda também as parcerias com universidades.
Responsável pela produção do Memórias em Movimento, o cineasta Renato Teixeira de Magalhães, que compõe a equipe da EducaTV, diz que a série conta com entrevistas de figuras importantes do museu e da cena cinematográfica local.
Ele também narra como surgiu a ideia do programa: “Como o MIS comemora 50 anos, pensamos em contar um pouco da trajetória desse museu, que é pouco explorada e faz parte da história da cidade. Os episódios têm, em média, 15 minutos, para garantir um consumo mais rápido e manter a curiosidade do espectador para o desdobramento do próximo capítulo, e assim conhecer as outras vertentes de atuação do MIS”, destacou.
Renato destacou a importância de entender os desafios e ambições de quem trabalha no museu, além mostrar que o MIS, que fica no centro da cidade, é um espaço de encontro e potência para a comunidade, indo além de suas funções tradicionais.
De acordo com o cineasta, a divulgação do MIS é essencial, pois muitas pessoas desconhecem sua existência ou sua localização. “O MIS, com sua arquitetura histórica e importância para a história do cinema local, é um patrimônio que precisa ser reconhecido e valorizado, por ser um local que conecta a população com a história da cidade”, enfatizou.
Sobre a série
Cada episódio da série explora uma faceta diferente do MIS e sua relação com a cidade de Campinas. O primeiro conta a história do museu, desde sua origem até sua localização atual no Palácio dos Azulejos.
A tradição dos cinemas de rua em Campinas e o papel do museu como ponto de exibição de filmes fora do circuito comercial é retratada no episódio dois. Com a veiculação do terceiro episódio, que entrou na grade da TV nesta quarta-feira, 19 de novembro, os espectadores vão saber um pouco mais sobre o envolvimento do museu com pesquisa e educação, incluindo o programa Cinema Educação e parcerias com universidades.
O próximo episódio irá ao ar no dia 26 de novembro. Os cinéfilos poderão entrar em contato com a história da produção cinematográfica em Campinas, desde a década de 1920, e a preservação dessa memória pelo museu.
O último episódio da série, que será veiculado no dia 3 de dezembro, mostra um painel dos realizadores atuais de cinema da cidade, com depoimentos sobre o legado do museu e o futuro do audiovisual em Campinas.
Veja os episódios que já estrearam no link https://www.youtube.com/playlist?list=PLqxxv80407DbRPwkDrfrVz3EDjszYOvcX
Serviço
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Rua Regente Feijó, 859 – Centro
E-mail: mis@campinas.sp.gov.br
Horário de funcionamento para visitação:
Terça a sexta das 9h às 18h30
Sábado das 10h às 16h
Fechado aos domingos e feriados







