Os aprendizes da Prefeitura de Campinas participaram, na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro, da palestra “Novembro Azul: prevenção ao câncer de próstata”, ministrada por Camila Monteiro Gonçalves Dias da Silva, coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso de Campinas. O evento aconteceu no Salão Vermelho e reuniu cerca de 140 jovens que fazem parte do programa Vibe.
“O exame da próstata ainda é um tabu para muitos homens e é importante que desde cedo eles se familiarizem com o tema e cuidem da saúde”, disse Cleber Rodrigues, diretor Administrativo de Gestão de Pessoas.
O encontro teve como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância do autoconhecimento e do autocuidado na prevenção do câncer de próstata.
Os jovens tiveram a oportunidade de fazer perguntas; as que não foram respondidas durante o evento terão as respostas enviadas posteriormente.
Entre as dúvidas, os jovens queriam saber sobre sintomas; se a hereditariedade é um fator de risco; se o câncer de próstata pode afetar a fertilidade; se existe cura; câncer de próstata x etnia; as causas da doença; tratamentos; se mulher trans precisa fazer exame de próstata entre outras.
Com a palavra, os jovens
“Eu gostei da palestra porque mostrou o quanto devemos nos conhecer e nos prevenir, e conhecer o nosso corpo é a melhor maneira para saber se algo está errado ou não”, contou Felipe Lúcio Cesar da Silva. “O que mais me chamou a atenção foram os modos de prevenção tanto contra as IST e contra o câncer de próstata, e apresentar isso para os jovens da minha idade mostra que podemos evitar contratempos nos cuidando e tendo nossas responsabilidades”, completou.
Para Pedro Henrique Domingos Lima, o tema da palestra é importante para todas as idades, principalmente para quebrar preconceitos que foram criados por várias gerações. “A ideia de que quem faz esse exame é menos homem tem custado a saúde de muitos. Trazer esse tema para os jovens é legal para entendermos que cuidar da gente não é algo que deveria ser vergonhoso e que um simples exame pode salvar vidas”, disse.
Matheus Henrique Ortiz Silva também achou a palestra importante e necessária. “Esse é um assunto muito sério. Nós jovens não prestamos muita atenção por justamente se tratar de algo que parece estar longe, a longo prazo”, comentou. “quanto antes nós começarmos a nos prevenir e combater esse problema melhor”, completou.
O jovem Felipe Lica dos Santos Silva avaliou que o evento foi uma forma de tirar os jovens da zona de conforto. “A palestra foi uma ótima oportunidade de fazer os jovens se preocuparem com sua saúde sexual hoje e também no futuro”, disse.







