A Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a Fundação José Pedro de Oliveira, promove uma caminhada pela Mata de Santa Genebra na manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, para destacar a importância da atividade física para a saúde. A ação especial começa às 9h, é aberta ao público e faz parte da programação do Novembro Azul 2025.

O trajeto deve ser percorrido em uma hora. Na sequência, por volta das 10h, a equipe do Centro de Saúde (CS) Barão Geraldo fará uma roda de conversa sobre a saúde integral do homem.

“A prática regular de exercícios físicos é extremamente importante para a saúde física e mental. Ela contribui para a prevenção e controle de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e diversos tipos de cânceres, melhora a capacidade cognitiva e ainda reduz níveis de ansiedade e estresse”, destacou a coordenadora da Área Técnica da Saúde do Adulto e Idoso em Campinas, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva.

Em caso de chuva forte no período da manhã o evento será cancelado.

Sobre a Mata

A Mata de Santa Genebra representa o maior fragmento de floresta na Região Metropolitana de Campinas (RMC). São 251,77 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol, e trata-se de uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).

A biodiversidade reúne 365 espécies de vertebrados já identificadas, incluindo 247 aves, 56 mamíferos e 38 répteis, além de mais de 700 espécies de borboletas. Algumas espécies que vivem na mata estão ameaçadas de extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o gato-do-mato-do-sul.

A gestão da ARIE é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Serviço

A Mata de Santa Genebra fica na rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo.

Mais informações estão disponíveis em: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br.