O SOS Rua, serviço municipal responsável pela abordagem social a pessoas em situação de rua, registrou 211 abordagens entre os dias 27 e 31 de outubro em Campinas, uma média de 42 por dia. No mesmo período, o serviço realizou 55 atendimentos na sede.
As equipes atuaram em todas as regiões. As equipes realizaram 98 abordagens no Centro ao longo da semana, distribuídas entre manhã e tarde, e, na quarta-feira (29/10), o turno da manhã concentrou 26 aproximações. Nas demais regiões, os números foram os seguintes: Entorno (33), Sul (23), Noroeste (16), Leste (18), Norte (13) e Sudoeste (10).
Ao longo dos cinco dias, o trabalho combinou busca ativa, atendimentos em campo e atendimentos na sede, além de encaminhamentos para garantir acesso a direitos e documentação. As equipes realizaram direcionamentos ao Poupatempo para emissão de Carteira de Identidade, à Defensoria Pública e aos Centros Pop, além de articulações com Caps AD, Consultório na Rua e Cecco (Centro de Convivência e Cooperativa) Toninha. “A busca ativa nas ruas e o acolhimento na sede caminham juntos, porque dignidade se garante com presença, escuta e respostas concretas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
No Centro, as ações destacaram agendamentos de documentação civil, orientações e reuniões técnicas com a rede, e, na terça-feira, houve encaminhamentos para o Poupatempo, para o Cadastro Único e para a Defensoria Pública.
Na região Sul, além de 23 abordagens, o serviço registrou 25 atendimentos na sede e realizou articulações para documentação, saúde e inclusão produtiva, com encaminhamentos ao Centro Pop, ao Cartório de Registro Civil, ao Cadastro Único, ao Cras e à Defensoria Pública.
No Entorno do Centro, as equipes somaram 33 abordagens, com atendimentos na sede e acompanhamentos para saúde e documentação.
Os números da semana mostram atuação contínua e integrada da rede socioassistencial, com ênfase na documentação civil e no acesso a serviços nas áreas de saúde, assistência e cidadania.





