O Paço Municipal vai receber mais uma ação do Hemocentro, no dia 4 de dezembro, das 8h30 às 12h. Os servidores que quiserem doar sangue podem aproveitar a oportunidade, mas é preciso fazer a inscrição pelo link  https://forms.gle/zzekwWztxqs32Yka9 . A iniciativa faz parte do SerSol, programa de voluntariado da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. 

 

“Incentivo todos a participar. Doar sangue é um ato simples que pode salvar vidas”, ressalta a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira. 

 

Organização da doação

 

A doação de sangue será realizada por ordem de chegada, mas é obrigatório realizar inscrição prévia para controle de vagas. Os organizadores alertam que o agendamento não garante atendimento no horário exato, já que o fluxo pode variar de acordo com a demanda das equipes.

 

O processo completo de doação, que vai da triagem até a conclusão, dura entre 1h e 1h30. 

 

Importância da ação

 

Alice Cristina Ricardo, servidora do Departamento de Apoio à Gestão e Projetos Integrados e organizadora das campanhas de doação de sangue no Paço, destacou a importância da iniciativa. “Doar sangue é um ato simples que pode salvar vidas e nossos servidores têm respondido a este chamado”, completou. “No período das festas de fim de ano, o estoque dos bancos de sangue ficam baixos e essa campanha vai ajudar muito”, completou.

 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: (19) 2515-7132 ou pelo e-mail: alice.ricardo@campinas.sp.gov.br .

 

Quem pode doar sangue

 

Pessoas entre 16 e 69 anos, não estar em jejum, estar descansado, não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da adoção e peso mínimo 50 kg e máximo de 150 kg, As informações estão disponíveis no site do Hemocentro (https://www.hemocentro.unicamp.br/perguntas-frequentes/criterios-para-doacao-de-sangue/).

 

A ação é promovida pelo Hemocentro e pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS) e SerSol (Programa de Fomento e Fortalecimento de Projetos e Ações de Solidariedade). 

 

Abono assiduidade

 

A lei 453/2024 criou o abono assiduidade para os servidores que se ausentam para doar sangue. “Poder se ausentar para doar sangue sem prejuízo é mais do que direito, é um incentivo à solidariedade e ao respeito à vida”, completou Aline.

 

SerSol

 

O SerSol (Programa de Fomento e Fortalecimento de Projetos e Ações de Solidariedade) tem como objetivo qualificar, fortalecer e apoiar as ações de solidariedade dos servidores, estimular equipes a abraçarem causas sociais e, sobretudo, atender emergências como a que vivemos com a crise sanitária do coronavírus.

 

Serviço – Campanha de Doação de Sangue – “Servidor, pratique solidariedade e doe sangue”

Data: 4/12 (quinta-feira)

Horário: das 8h30 às 12h

Local: Paço Municipal da Prefeitura de Campinas

Inscrições: https://forms.gle/zzekwWztxqs32Yka9

Quem pode doar: servidores da Prefeitura que estejam em boas condições de saúde e dentro dos critérios de doação. Saiba mais no link: https://www.hemocentro.unicamp.br/perguntas-frequentes/criterios-para-doacao-de-sangue/.