O Conselho Municipal da Juventude de Campinas publicou nesta segunda-feira, 3 de novembro, o edital que convoca o processo eleitoral para escolher os representantes da sociedade civil que atuarão no biênio 2026 a 2027. O documento foi divulgado no Diário Oficial do Município e fixa as regras da disputa.
 

Serão eleitos 24 representantes da sociedade civil (12 titulares e 12 suplentes), conforme a legislação municipal. As inscrições de candidaturas acontecem exclusivamente pela internet, a partir das 9h desta segunda-feira até 17 de novembro, por formulário disponível em https://forms.gle/6JhuzEFLGkUoY7Kj6. O cronograma oficial confirma a publicação do edital nesta segunda-feira e o início imediato das inscrições.
 

“O conselho nasce do diálogo com quem vive a cidade hoje, a juventude define prioridades e acompanha resultados”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

 

Quem pode ser eleito 
 

Poderão se inscrever movimentos sociais e populares ou pessoas jurídicas sem fins econômicos com atuação comprovada na defesa dos direitos da juventude em Campinas há pelo menos um ano. A faixa etária de referência para juventude é de 15 a 29 anos, segundo a Lei Federal nº 12.852/2013. 
 

O edital reserva vagas para o movimento estudantil, um assento para a União Campineira dos Estudantes Secundaristas (ou, na ausência, grêmios estudantis) e um para o movimento universitário (DCEs, na falta, CAs ou DAs).
 

As entidades devem preencher o formulário eletrônico e anexar documentos que comprovem atuação em Campinas e os dados do representante (documento de identidade e comprovantes de residência com mais de dois anos, aceitam-se comprovantes em nome do candidato, do cônjuge ou de parente de primeiro grau, com documentação de vínculo). Exige-se, ainda, declaração de que o indicado não é servidor público.