A segunda edição do Seminário Internacional Excelência Acadêmica começa em Campinas nesta sexta-feira, 31 de outubro, e continua segunda-feira, 3 de novembro. O evento acadêmico antecipa a abertura do Mês da Consciência Negra no município, celebrado em novembro. A programação ocorre no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Campinas, e no CEU Mestre Alceu, no Campo Grande, com o tema “Contribuições do Pensamento Africano em Educação e Psicologia”.
A empresa Psicologia & Africanidades organiza o encontro, que é presencial e gratuito, com certificação emitida pelo IFSP. As vagas são limitadas a 100 participantes. Segundo a organização, o objetivo é fortalecer políticas de ações afirmativas em âmbito local e nacional a partir de uma perspectiva negro africana de excelência acadêmica e educativa. O evento conta com apoio do IFSP, da Editora Eiros e da Prefeitura de Campinas. Um hotsite foi criado especialmente para o evento: https://africaatual.com.br/index.php/2025/10/14/ii-seminario-internacional-excelencia-academica-2025/.
As convidadas internacionais confirmadas incluem as professoras Joyce E. King e Janice Fournillier, da Georgia State University, nos Estados Unidos, além da professora emérita Petronilha Gonçalves e Silva, da UFSCar. A programação nacional inclui nomes como os professores Ellen de Lima Souza, da Unifesp, Odair Marques da Silva, da Universidade Zumbi dos Palmares (UZP) de São Paulo, e Erica Kawakami, da Unilab (A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) Malês e USP, entre outras pesquisadoras e pesquisadores.
A agenda combina debates acadêmicos e manifestações culturais, e prevê roda de capoeira, samba de bumbo e vivências com o Jongo Dito Ribeiro, além do lançamento da tradução do livro “Poder Africano”, de Asa Hilliard III.
“Campinas abre o Mês da Consciência Negra com uma programação que valoriza o pensamento africano e promove políticas de igualdade racial no território”, disse Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
Serviço
Quando: 31/10 e 3/11/2025
Onde: IFSP, Campus Campinas (R. Heitor Lacerda Guedes, 1000 – Cidade Satélite Íris), e CEU Mestre Alceu (R. Lasar Segal, 110 – Jardim Florence).
O II Seminário Internacional Excelência Acadêmica abre o Mês da Consciência Negra, e a cidade terá uma programação complementar que articula educação, direitos humanos e mobilização social.
No segundo dia do seminário, segunda-feira, 3 de novembro, às 18 horas, no Centro de Eventos da Secretaria Municipal de Educação (R. Antônio Nunes dos Santos, 121 – Jardim do Vovô), haverá uma mesa com três referências do campo:
Petronilha Gonçalves e Silva, professora emérita da UFSCar
Joyce E. King, Georgia State University, Estados Unidos
Janice Fournillier, Georgia State University, Estados Unidos
A professora Magda Ribeiro e a agente de educação infantil Roselene Gonçalves farão a mediação. O encontro integra a programação gratuita e presencial do seminário, que será também no IFSP, Campus Campinas, e no CEU Mestre Alceu.
“Esperamos que o seminário fortaleça redes de pesquisa, educação e cuidado, com impactos concretos nas políticas públicas e no cotidiano das comunidades”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, Campinas organizará a Marcha Zumbi dos Palmares, com apoio da Prefeitura.





