A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira, 24 de outubro, uma palestra sobre câncer de mama, dentro da programação do Outubro Rosa. O encontro, ministrado pela Dra. Miriam Siesler Nobrega, médica ginecologista da Prefeitura de Campinas, teve como foco a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher. 

 

A diretora de Gestão de Pessoas, Karina Lokatelli, compartilhou a sua história com os cerca de 140 jovens. A gestora descobriu um câncer de mama em fevereiro deste ano, em um exame de rotina. “O diagnóstico de câncer é tão impactante, traz muito medo, muita angústia. A empatia, o carinho e o cuidado de quem está perto da gente faz toda a diferença”, disse. 

 

Para ela, as palestras do Vibe sempre trazem temáticas importantes não só para os jovens, mas para toda a sociedade. “Levem o que aprenderem aqui hoje para seus pais, irmãos, amigos, primos, repliquem isso na família de vocês porque o câncer é uma doença que está ativa. É uma doença grave, mas tem cura, por isso os exames são tão importantes”, completou. 

 

Jovens atentas

 

Mykaella Vitória Batista Ponciano gostou da forma como o encontro foi organizado e comentou sobre o depoimento da Karina. “A Karina trouxe um pouquinho da sua história e me chamou a atenção como ela se sentiu acolhida pelo marido e filhas. Que ela possa lembrar o quanto é  especial uma pessoa maravilhosa”, disse. Mykaella também deixou um agradecimento especial à Dra. Mirian “por todo conhecimento que ela nos passou”, disse.

 

A jovem Ana Carolina Luz Silva aprovou a forma com o tema foi tratado e as explicações dadas pela palestrante. “O que mais me chamou a atenção é que, dependendo do estágio e do tipo de tumor, o câncer de mama pode ter cura”, contou. 

 

Para Livia Salmazo, a palestra foi muito importante, porque contou com informações que muitas vezes as pessoas não sabem sobre câncer de mama. “Foi uma boa oportunidade para aprender mais sobre a prevenção e o cuidado com a saúde.”, disse.

 

Vitoria Costa Amaro Correa achou a palestra super interessante, principalmente para as mulheres. “Foi muito importante saber mais sobre  câncer de mama, para já me atentar aos sinais desde cedo. Acho muito importante ter esse tipo de palestra, gostei bastante!”, comentou.

 

Além de aprender que homens também podem ter câncer de mama, a forma como o tema foi explicado chamou a atenção de Nathalia Lara Santos Machado. “A doutora soube explicar de uma forma clara, sem assustar ninguém”, disse.

Outubro Rosa

 

A realização das ações do Outubro Rosa 2025 é resultado de uma ampla parceria entre a Prefeitura e diversas instituições públicas e privadas.

Participam do projeto as secretarias municipais de Cultura e Turismo, Saúde e Esportes e Lazer, além da Unimed Campinas, Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência e Sanasa Campinas.

 

Também integram o grupo a Emdec, Setec, Primeira Infância Campineira (PIC), Hospital do Amor, Grupo Rosa e Amor, Caism/Unicamp, Faculdade Anhanguera e São Leopoldo Mandic. Entre os parceiros estão ainda a Cufa, Telos Educacional, Grupo Sonhe, Hospital Santa Tereza, ION Radioncologia, Radiologia Clínica de Campinas (RCC), Voluta Medical, Keyla Ferrari e o Grupo Mulheres do Brasil.

 

Completam a lista o Musas Runners, Centro de Integração da Cidadania, Centro de Oncologia Campinas, Studio Nanni Ink, diversos shoppings da cidade, além da Azul Linhas Aéreas, Nashu, CDPCNC, Lona, Brincalizar, Symetria, EPTV Campinas, Eletromidia Campinas, CREF4/SP e Minarro Seguros.

 

O programa

 

Na Prefeitura, 147 jovens fazem parte do Vibe. Os contratos de aprendizagem são feitos pelo Patrulheiros Campinas.

O Vibe é desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.

Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.

Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.

O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.