A manhã desta sexta-feira, dia 24 de outubro, foi reservada para doar e receber autoestima, por meio corte de cabelo solidário que a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar promoveu, como parte da programação do Outubro Rosa. 

 

Desde as 8h, o cantinho reservado para a ação, no térreo do prédio administrativo do hospital Mário Gatti, recebeu voluntários e voluntárias de todas as idades que deixaram suas madeixas e saíram com um novo corte de cabelo. Ao todo, a atividade recebeu 19 doações. Foram feitos 14 cortes solidários das 8h às 12h, e outros cinco doadores entregaram as mechas já cortadas no setor de Humanização da Rede Mário Gatti. 

 

As doações serão destinadas à ONG Cabelegria, que confecciona perucas para pessoas em tratamento contra o câncer, contribuindo para a recuperação da autoestima e do bem-estar desses pacientes. 

 

Doação e satisfação

 

Doando cabelo pela quarta vez, a nutricionista da Unidade Pediátrica Mário Gattinho, Juliane Balbino, contou que desde 2019, todas as vezes que corta as madeixas, elas são destinadas para doação.

 

“A autoestima da mulher em tratamento contra o câncer é afetada, porque há muitos sintomas que são enfrentados. E ajudar alguém e trazer sorrisos para quem passa por uma fase difícil deixa o coração quentinho. Me sinto muito feliz por ajudar, principalmente alguém que não conheço”, explicou.

 

A servidora pública Elza Barros Silva e Silva doou pela primeira vez e estava planejando a doação há cerca de um ano. “Descobri um câncer de mama no ano passado, mas não  precisei fazer quimioterapia e resolvi doar o cabelo. Só quem passa por esse momento tem a noção do quanto o cabelo é importante para a autoestima. Estou feliz em poder ajudar outras mulheres”, contou.

 

Os homens também participaram da ação voluntária, cada um com sua motivação. A de Denis Araújo foi juntar o útil ao agradável. “Eu já queria cortar o cabelo e pensei que doá-lo seria o ideal. A sensação de ajudar é maravilhosa”, disse o pós-doutorando da Unicamp.

 

Ressignificar o bem

 

O cabeleireiro voluntário Adriano Corazza não ficou um minuto parado. “Está sendo uma experiência incrível. Acredito que a gente precisa ressignificar alguns momentos da nossa vida, e ser voluntário ajuda nesse processo, porque a doação envolve compartilhar um pouco do nosso tempo e conhecimento e agrega muito com experiências pessoais. Receber um sorriso e devolver autoestima para pessoas que a gente não conhece e estão passando por um momento difícil é muito satisfatório”, afirmou.  

 

Programação para sensibilizar

 

As ações desenvolvidas pela Rede Mário Gatti fazem parte da Programação do Outubro Rosa da Prefeitura Municipal de Campinas, que conta com a parceria de instituições públicas e privadas e tem como objetivo informar, conscientizar e combater o câncer de mama. 

 

A realização das ações do Outubro Rosa 2025 é feita em parceria com a Unimed Campinas; Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; Sanasa Campinas; Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A (Emdec); Serviços Técnicos Gerais (Setec); Primeira Infância Campineira (PIC); Hospital do Amor; Grupo Rosa e Amor; Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher Unicamp (Caism); Faculdade Anhanguera; São Leopoldo Mandic; Central Única das Favelas (Cufa); Telos Educacional; Grupo Sonhe; Hospital Santa Tereza; ION  Radioncologia; Radiologia Clínica de Campinas (RCC); Voluta Medical; Keyla Ferrari; Grupo Mulheres do Brasil; Musas Runners; Centro de Integração da Cidadania; Centro de Oncologia Campinas; Studio Nanni Ink; Shopping Parque das Bandeiras; Sam’s Club; Parque D. Pedro Shopping; Campinas Shopping; Azul Linhas Aéreas, Nashu;Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas (CDPCNC); Lona; Brincalizar; Symetria; EPTV Campinas; Eletromidia Campinas; Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) e Minarro Seguros.

 

Além de promover ações como a do corte solidário, o setor de Humanização da Rede Mário Gatti também é um ponto de coleta de cabelos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3772 58 80 ou pelo e-mail humanizacao@hmmg.sp.gov.br

 

Confira mais notícias sobre o Outubro Rosa: https://campinas.sp.gov.br/sites/outubrorosa/noticias