A Prefeitura de Campinas realizou, na tarde desta sexta-feira, 24 de outubro, uma reunião com entidades e representantes do setor imobiliário para apresentar os avanços e os próximos passos do programa Nosso Centro. A iniciativa é uma política pública estruturante que tem como objetivo revitalizar e valorizar a região central, promovendo o desenvolvimento econômico, social, cultural e urbano da cidade.
Durante o encontro, que contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, foram detalhadas as ações planejadas para a segunda etapa do programa, que reúne diversas secretarias e autarquias municipais em uma atuação integrada. O Nosso Centro busca preservar o patrimônio histórico, impulsionar o desenvolvimento econômico e urbano e tornar o Centro de Campinas um espaço mais moderno, sustentável e acolhedor.
Além das entidades, participaram também secretários e representantes das pastas e autarquias municipais envolvidas no projeto, que têm papel fundamental na execução das medidas de requalificação e nas transformações que já começam a redesenhar o coração da cidade.
A apresentação do conjunto de ações foi feita pela secretária de Urbanismo, Carolina Baracat. “Temos o programa Nosso Centro, que é uma iniciativa que vem sendo desenvolvida desde a época em que discutíamos, no Plano Diretor, a necessidade de renovar e revitalizar o coração da nossa cidade. Além da recuperação dessas regiões centrais — que são prioritárias para o desenvolvimento de Campinas — o programa tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico aliado à preservação do patrimônio histórico e cultural”, explicou.
Baracat relembrou que, no início deste ano, Campinas passou a integrar a Rede Brasileira de Urbanismo de Áreas Centrais. “A partir dessa inserção, começamos a trabalhar com uma metodologia baseada em eixos de atuação, que orientam as políticas públicas setoriais e as ações que estamos apresentando aqui hoje”, explicou.
Entre os eixos destacados pela secretária estão: a requalificação do patrimônio, a governança participativa, a atração de investimentos, a requalificação dos espaços públicos, o desenvolvimento social, a resiliência climática, a cultura e o turismo, a inovação e tecnologia, a habitação no centro e a mobilidade urbana. “São esses eixos que norteiam todas as nossas políticas em andamento”, afirmou.
O prefeito Dário Saadi afirmou que a reunião com as entidades teve o objetivo de permitir que a Prefeitura prestasse contas sobre todas as ações em andamento na região central. “Aqui estão apresentadas iniciativas de requalificação de vias, obras no Centro, ações importantes nas áreas de segurança e assistência social, todas voltadas à revitalização do Centro de Campinas e à atração de novos empreendimentos, atividades e pessoas, para que o coração da cidade recupere sua vitalidade e dinâmica. Mais uma vez, destaco a importância da participação das entidades. Essa é uma oportunidade não apenas para conhecer os projetos que a Prefeitura está desenvolvendo, mas também para apresentar sugestões que possam contribuir com a melhoria contínua do nosso Centro.”





