Campinas elege 12 representantes da sociedade civil na 14ª Conferência da Pessoa com Deficiência
No segundo dia da 14ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada na Faculdade Sofia, quinta-feira, 23 de outubro, a plenária elegeu 12 representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, biênio 2026/2027. Foram definidos três titulares e um suplente pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), além de cidadãos sem vínculos institucionais, todos escolhidos em plenária. As 13 vagas do poder público serão indicadas até o fim do ano.
A tarde foi dedicada à apresentação e à votação das propostas construídas nos grupos de trabalho. Em plenária, reunião final de votação, foram aprovadas as deliberações finais organizadas em cinco eixos temáticos, conjuntos de assuntos: Controle Social e Participação; Garantia de Políticas Públicas e Avaliação Psicossocial; Avaliação Conjunta das Dimensões Psicológica e Social para Acessar Direitos; Financiamento, Acessibilidade e Cidadania; e Comunicação Universal, Comunicação Acessível a Todas as Pessoas. “Os 12 representantes escolhidos trazem a voz da sociedade civil para dentro do Conselho, e isso qualifica a política pública”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
Com 110 participantes inscritos, entre conferencistas, entidades e sociedade civil, o encontro encerrou os debates de 2025, reafirmando o protagonismo das pessoas com deficiência na formulação e no acompanhamento das políticas públicas municipais. As deliberações homologadas, confirmadas oficialmente, nortearão a atuação do Conselho no próximo biênio e servirão de base para o planejamento das secretarias envolvidas.