No segundo dia da 14ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada na Faculdade Sofia, quinta-feira, 23 de outubro, a plenária elegeu 12 representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, biênio 2026/2027. Foram definidos três titulares e um suplente pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), além de cidadãos sem vínculos institucionais, todos escolhidos em plenária. As 13 vagas do poder público serão indicadas até o fim do ano.
A tarde foi dedicada à apresentação e à votação das propostas construídas nos grupos de trabalho. Em plenária, reunião final de votação, foram aprovadas as deliberações finais organizadas em cinco eixos temáticos, conjuntos de assuntos: Controle Social e Participação; Garantia de Políticas Públicas e Avaliação Psicossocial; Avaliação Conjunta das Dimensões Psicológica e Social para Acessar Direitos; Financiamento, Acessibilidade e Cidadania; e Comunicação Universal, Comunicação Acessível a Todas as Pessoas. “Os 12 representantes escolhidos trazem a voz da sociedade civil para dentro do Conselho, e isso qualifica a política pública”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
Com 110 participantes inscritos, entre conferencistas, entidades e sociedade civil, o encontro encerrou os debates de 2025, reafirmando o protagonismo das pessoas com deficiência na formulação e no acompanhamento das políticas públicas municipais. As deliberações homologadas, confirmadas oficialmente, nortearão a atuação do Conselho no próximo biênio e servirão de base para o planejamento das secretarias envolvidas.







