Os servidores que ainda não têm a Carteira de Identidade Nacional (CIN) terão a oportunidade de emitir o novo documento entre os dias 28 e 31 de outubro, no Paço Municipal. A iniciativa, fruto de uma parceria da Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Trabalho e Renda, com a Prodesp/Poupatempo, faz parte da Programação do Mês do Servidor.
As vagas são limitadas e os interessados podem fazer o agendamento pelo link https://outlook.office.com/book/AgendamentodaCIN@campinas.sp.gov.br/?ismsaljsauthenabled.
O atendimento será feito pela equipe do Poupatempo, na data e horário escolhidos e mediante apresentação dos documentos originais e cópias. A ação é exclusiva para servidores da Prefeitura de Campinas.
“A atualização dos documentos é importante não só para o servidor, mas também para o cadastro da Pasta. Todos ganham com essa iniciativa”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
O secretário de Trabalho e Renda, Paulo Andrade, comemora a iniciativa e a parceria com Gestão de Pessoas. “Trazer este serviço para o Paço, no mês do servidor, é muito significativo. A CIN é um documento novo, que vai facilitar a vida de todos, por ser o mesmo padrão para todo o país”, disse.
Que documentos apresentar?
- Certidão de nascimento, se solteiro;
- Certidão de casamento, se casado;
- Certidão de casamento averbada, se divorciado;
- Certidão de naturalização ou publicação da portaria para naturalizados;
- Título de igualdade de direitos ou publicação da portaria de equiparação para cidadão português.
A primeira via da CNI é gratuita inclusive para quem já possui RG estadual.
Carteira de Identidade Nacional
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento confiável, seguro, disponível em formato físico ou digital e possui número único nacional, o CPF. Além disso, o documento tem padrão, fluxo de emissão e de dados de identificação oficiais em todo o país, desta forma, reduz o uso de informações divergentes na identificação do cidadão.
Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo GOV.BR.
Na CIN podem ser incluídos dados de outros documentos, como o CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cartão do SUS (CNS), certificado militar e o tipo sanguíneo. Também é possível adicionar a informação de doador de órgãos e o símbolo de pessoas com deficiência (PcD).
Programação do Mês do Servidor
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, preparou uma programação intensa para o Mês do Servidor, que, além da emissão da CIN inclui:
- Oficinas de defesa pessoal feminina
- Baile do Servidor
- Apresentação do Coral dos Servidores
- Coral dos Servidores vai se apresentar no dia 28 de outubro.
- Repositório de Obras Acadêmicas e Literárias
- LGBTfobia e atendimento inclusivo
- Grupos Reflexivos sobre Masculinidades
Divulgações
Os servidores podem acompanhar as divulgações sobre a programação do Mês do Servidor pelo site https://campinas.sp.gov.br/secretaria/gestao-e-desenvolvimento-de-pessoas e pelas redes sociais da pasta (https://www.instagram.com/gestaopessoas.campinas) para não perder nenhum evento.
Serviço
Emissão da Carteira de Identidade Nacional
Data: 28, 29, 30 e 31/10
Horário: agendar pelo site https://outlook.office.com/book/AgendamentodaCIN@campinas.sp.gov.br/?ismsaljsauthenabled
Local: Paço Municipal/Salão Vermelho







