O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou na manhã desta quarta-feira, dia 22 de outubro, da entrega simbólica da chave da nova viatura de Auto Bomba Salvamento Leve, que foi doada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclilmas) à Estação do Jardim do Lago do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

 

Foram investidos pelo governo municipal R$1.274.000,00 no novo veículo, que visa tornar o atendimento a ocorrências de combate a incêndios e resgates em situações de emergência ainda mais rápidas e eficientes.

 

Em seu discurso, Dário Saadi ressaltou o importante trabalho da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo no combate ao crime organizado e ressaltou a parceria do Corpo de Bombeiros com a Prefeitura a serviço da população . “O Corpo de Bombeiros é uma força reconhecida e querida pela população e pela administração municipal, e por meio da nossa parceria, entregamos hoje uma viatura mais leve e ágil que é essencial principalmente neste período de estiagem, quando as ocorrências de incêndio costumam aumentar”, afirmou.

 

O secretário de segurança pública do Estado, Guilherme Muraro Derrite, esteve presente na cerimônia e fez questão de reafirmar a parceria da secretaria de segurança pública com a prefeitura, por meio da Guarda Municipal, que tem como objetivo garantir a segurança da população. “O trabalho integrado entre governo estadual e municipal faz a diferença e tem um foco muito claro, que é investir cada vez mais em melhorias na prestação de serviço para atender bem os cidadãos. Nossa parceria resulta em entregas que fazem a diferença”, frisou.

 

Ágil e eficiente

 

A nova viatura, modelo Volkswagen Delivery 2024/2025, é do tipo Auto Bomba Salvamento Leve (ABL) e tem capacidade para 3 mil litros de água. O veículo será utilizado em ocorrências de combate a incêndios e resgates em situações de emergência, com destaque para o atendimento em áreas verdes e Unidades de Conservação do município.

 

A aquisição foi realizada pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (Proamb). De acordo com a Seclimas, esta é a primeira vez no Brasil que um fundo ambiental municipal destina recursos para equipar o Corpo de Bombeiros, reforçando o caráter inovador da iniciativa.

 

O novo caminhão é o primeiro do tipo no Estado de São Paulo, conforme informações do Corpo de Bombeiros. Projetado especialmente para terrenos de difícil acesso, o veículo é mais leve e mais alto, o que permite atuar diretamente em áreas florestais, transportando um grande volume de água sem depender de hidrantes, ampliando a eficiência das ações de combate ao fogo.

 

O secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Braz Adegas Júnior, destacou o caráter pioneiro da ação e a importância da parceria entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros.

 

Este caminhão, o primeiro do Estado de São Paulo, é um marco histórico na cooperação entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros, fortalecendo a prevenção e a proteção das nossas florestas”, afirmou o secretário.

 

Revitalização da estação

 

Além da entrega da nova viatura, a cerimônia também celebrou a revitalização da estação dos bombeiros do Jardim do Lago. Entre as obras, foram feitas a troca do telhado, reformas elétrica e hidráulica, substituição de pisos e revestimentos; recondicionamento do sistema de ar-condicionado, restauro do mural do refeitório e troca de armários do rancho.

 

Também foi feita a substituição de louças, pias e vasos sanitários, drenagem do entorno e pavimentação do pátio de viaturas. A reforma foi feita graças a parceria entre a iniciativa privada e recursos de emenda parlamentar no valor de R$180 mil.

 

A estação do Jardim do Lago conta com um efetivo de 20 bombeiros e atende uma área estimada de 400 mil habitantes.

 

Também estiveram presentes na cerimônia, o comandante de Bombeiros do interior, coronel Diógenes Martins Munhoz; comandante do 7º grupamento de bombeiros Daniel Afonso Scaranello, o presidente da Mata Santa Genebra, Rogério Menezes, diretor da Defesa Civil de Campinas e coordenador regional da Defesa Civil Sidnei Furtado, além de vereadores.

 

Operação Estiagem

 

Durante os cinco meses da Operação Estiagem 2025 — de 1º de maio a 30 de setembro —, a Defesa Civil de Campinas registrou 375 focos de incêndio no município, com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No mesmo período, o Corpo de Bombeiros contabilizou 707 ocorrências.

 

Os números representam uma redução expressiva em relação a 2024, quando foram registrados 888 focos pela Defesa Civil e 945 ocorrências atendidas pelos Bombeiros.

 

O investimento em equipamentos, treinamentos e a integração entre os órgãos municipais reforçam a eficiência das políticas públicas voltadas à prevenção, resposta rápida e proteção ambiental em Campinas.