A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) inicia na terça-feira, 28 de outubro, a operação de dois novos pontos de fiscalização remota na avenida das Amoreiras, nos bairros São Bernardo e Jardim do Lago, em Campinas.
As câmeras, que realizam monitoramento em tempo real, foram instaladas nos cruzamentos com a rua Alves do Banho/avenida Porfírio Cardoso de Novaes (São Bernardo) e com a avenida Senador Antônio Lacerda Franco (Jardim do Lago). O objetivo é coibir comportamentos de risco, aumentar a segurança viária e reduzir sinistros (acidentes) nos trechos monitorados.
Trechos integram o Corredor BRT Ouro Verde
Os dois novos pontos de videomonitoramento ficam em trechos que compõem o Corredor BRT Ouro Verde, uma das principais ligações entre a região Sul e o Centro de Campinas.
De acordo com a Emdec, os locais foram escolhidos por apresentarem ocorrências recorrentes de uso indevido do corredor exclusivo de ônibus, além de conversões e retornos proibidos.
Durante o período de testes, em que ainda não havia autuações, as câmeras registraram flagrantes de motos e carros circulando indevidamente na faixa exclusiva do transporte coletivo e manobras irregulares no cruzamento da Amoreiras com Alves do Banho e na Senador Lacerda Franco.
Monitoramento em tempo real e sinalização reforçada
As novas câmeras possuem visão panorâmica de 360 graus e são monitoradas remotamente por agentes do Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte da Emdec.
Para informar motoristas sobre a nova operação, a Emdec instalou placas (sinalização vertical) nas proximidades com a frase: “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.
A medida também reforça a segurança de condutores e usuários do transporte público coletivo no Corredor Ouro Verde: os dois novos pontos de videomonitoramento ficam entre as estações BRT São Bernardo, Parque Industrial e Vila Rica. Os locais monitorados contam ainda com diversos polos geradores de tráfego que geram travessias de pedestres: supermercados, farmácias, laboratórios, templos religiosos, etc.
Agora, serão quatro pontos de videomonitoramento na Amoreiras: os outros dois foram ativados entre dezembro de 2024 e junho deste ano, na altura da rua Laranjal Paulista e junto à Estação BRT Mário Gatti.
30 sinistros computados entre 2024 e 2025
Os cruzamentos da Amoreiras alcançados pelos novos pontos de videomonitoramento registraram, entre 2024 e 2025, 30 sinistros (acidentes) não fatais:
- Av. Amoreiras x av. Senador Lacerda Franco x av. Ana Beatriz Bierrembach x rua Martinópolis: 15 sinistros em 2024 (sete com vítimas feridas e oito sem vítimas) e cinco sinistros até 15 de outubro de 2025 (quatro com vítimas feridas e um sem vítimas).
- Av. Amoreiras x r. Dr. Alves do Banho x av. Porfírio Cardoso Novaes x r. Dr. Cassiano Gonzaga x r. Amazonas: seis sinistros em 2024 (um com vítimas feridas, um atropelamento e quatro sem vítimas) e quatro até 15 de outubro de 2025 (três com vítimas feridas e um sem vítimas).
Os dados são do CCO da Emdec, que coleta cerca de 30% do total de acidentes registrados no município.
Além da fiscalização: sinistros e outras ocorrências são monitoradas
Além de identificar infrações, o sistema de videomonitoramento também possibilita que os agentes acompanhem remotamente sinistros em andamento, veículos quebrados na via, manifestações, etc.
Outras situações comumente registradas pela fiscalização remota envolvem parada sobre a faixa de pedestres e de retenção; estacionamento irregular; e transposição indevida de faixa.
Monitoramento remoto é feito no CCO da Emdec
As câmeras de fiscalização remota são operadas remotamente por agentes da mobilidade urbana, que atuam no novo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte. O equipamento flagra o comportamento de risco e permite a captura da imagem. A partir dela, é elaborado o auto de infração.
Atualmente, estão ativos outros 11 pontos de fiscalização por videomonitoramento.
Confira a relação:
- Av. Francisco Glicério x Av. Dr. Campos Sales.
- Av. Francisco Glicério x R. Conceição.
- Av. Francisco Glicério x Av. Dr. Moraes Salles.
- Av. Dr. Moraes Salles x R. José Paulino.
- Av. Dr. Moraes Salles x R. Irmã Serafina.
- Av. Dr. Alberto Sarmento / Av. Lix da Cunha.
- R. Dr. Pereira Lima x Av. Gal. Euclides De Figueiredo / Rodoviária
- Av. das Amoreiras x r. Laranjal Paulista (Centro – bairro) e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite (bairro – Centro) / Corredor BRT Ouro Verde.
- Av. Senador Saraiva x Av. Benjamin Constant.
- Av. Francisco Glicério x Av. Aquidabã.
- Av. das Amoreiras x Prefeito Faria Lima (Estação BRT Mário Gatti).
Juntos, os 11 pontos já ativos registraram 14,4 mil infrações de trânsito entre janeiro e setembro de 2025. Destas, cerca de 2,7 mil foram por uso indevido do corredor exclusivo.
Legislação
A fiscalização de trânsito com o auxílio de câmeras teve início em Campinas, em meados de 2017. A fiscalização remota está embasada na Resolução 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê que poderão ser autuados “condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas ‘online’ por esses sistemas”. Ela está alinhada ao artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Transitar na faixa ou via exclusiva para o transporte público coletivo é infração gravíssima. O valor da multa é de R$ 293,47. Executar operação de conversão à direita ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização é infração grave e gera multa de R$ 195,23.







