A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da ARIE Mata de Santa Genebra, em Campinas, promove nesta sexta-feira, 24 de outubro, às 9h, um passeio integrativo e interdisciplinar relacionado ao desenvolvimento social, cultural e de saúde física e mental com grupo de 30 pessoas do público 50+.
 

A atividade é resultado de parceria entre a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), e a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Universidade Estadula de Campinas (Unicamp) por meio do programa UniversIDADE, intitulado “Conhecendo a Mata de Santa Genebra, uma conexão para uma vida mais saudável”.

Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de saber mais sobre os aspectos históricos, culturais e ambientais da Mata de Santa Genebra por meio de palestra, além fazerem caminhada pelas trilhas do Jatobá até o Borboletário, um percurso de 900 metros de extensão total.
 

“A atividade busca destacar a importância do contato com a natureza em todas as fases da vida”, afirma o biólogo da FJPO, Cristiano Krepsky. “De forma gratuita, a atividade tem caráter integrativo e interdisciplinar relacionadas ao desenvolvimento social, cultural, de saúde física e mental”, destaca.
 

Em 2025, a parceria entre a FJPO e a Unicamp já permitiu a realização de cinco atividades voltadas às pessoas com idade igual ou superior a 50 anos com a participação de cerca de 100 pessoas.

Programa UniversIDADE

O Programa UniversIDADE oferece atividades integrativas e multidisciplinares voltadas ao público 50+. As atividades são propostas de forma voluntária e oferecidas gratuitamente às pessoas da comunidade de Campinas e RMC. As atividades são distribuídas em quatro eixos temáticos (Arte e Cultura, Esporte e Lazer, Saúde Física e Mental e Sociocultural e Empreendedorismo) e contemplam diversas áreas de conhecimento e funcionam como uma ferramenta para orientar e organizar a participação dos idosos nas atividades, proporcionando melhorias na saúde, na qualidade de vida, raciocínio lógico na prevenção do declínio físico, mental e cognitivo e na integração social e na sociedade.

Mais informações: https://www.proec.unicamp.br/programa-universidade https://www.proec.unicamp.br/programa-universidade/

Para conhecer as oportunidades de visitar a ARIE Mata de Santa Genebra, acesse: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/opcoes-visitacao

Sobre a ARIE Mata de Santa Genebra

A Mata de Santa Genebra ocupa uma área de 251,77 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol, é o maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas, e abriga uma grande diversidade de animais.

A Mata de Santa Genebra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Sua gestão é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio).

Somente do grupo de vertebrados são 365 espécies, sendo 38 de répteis, 20 de anfíbios, 247 de aves, 56 de mamíferos e 4 de peixes. Quanto aos invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, etc.) não há um valor definido, o grupo de invertebrados mais conhecido de Mata é o das borboletas, com 700 espécies identificadas.

Dentre os animais já identificados na Mata há alguns que estão na lista de espécies ameaçadas, como a onça-parda (Puma concolor), o gato-do-mato-do-sul (leopardos guttulus) e a jaguatirica (Leopardus pardalis).

Outras espécies, como o bugio-ruivo (Alouatta guariba), o macaco-prego (Sapajus nigritus) e diversas aves estão na lista de quase ameaçadas.
 

  • Serviço 
    Telefone de contato: (19) 3749-7200
    Endereço: rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo

Campinas