O projeto cultural Oficinas de Música Caipira, de Campinas, vai levar sua música de raiz ao palco do recém-inaugurado teatro do Centro de Convivência Cultural. Com coral, violão e viola caipira, o grupo, que inclui crianças, jovens e adultos, se apresenta nesta quinta-feira, 23 de outubro, às 19h30, ao lado dos músicos e professores João Paulo Amaral (viola caipira), Ricardo Matsuda (violão) e sob a regência de Jairo Silveira. A entrada é franca.
 

O que vai tocar?

O programa musical é um verdadeiro passeio pela tradição caipira, com clássicos populares como “Tocando em Frente”, parceria de Almir Sater e Renato Teixeira, e “Luar do Sertão”. 
 

O público vai ouvir canções como “Cálix Bento”, de Tavinho Moura, inspirada nas folias de Santos Reis; “Romaria”, de Renato Teixeira, homenagem aos devotos de Nossa Senhora Aparecida; “Chalana”, de Mario Zan e Arlindo Pinto, eternizada por Almir Sater; “Desenredo”, de Dori Caymmi; e “Lá no Pé da Serra”, sucesso de Sérgio Reis.
 

Oficinas de Música Caipira

O projeto Oficinas de Música Caipira nasceu em 2017 e oferece aulas gratuitas de viola caipira, violão, musicalização e canto coral na Escola Estadual Francisco Barreto Leme, no distrito rural de Joaquim Egídio, em Campinas. As aulas de viola caipira, violão e musicalização acontecem no contraturno das aulas e são voltadas exclusivamente para alunos da escola.
 

Já o coral adulto, atualmente com mais de 30 integrantes, é aberto para participação de qualquer interessado, sem necessidade de experiência prévia com música. Em 2025, são mais de 100 beneficiados diretamente pelo projeto, entre os membros do coral e os estudantes.
 

A iniciativa é da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura, que há 25 anos atua com projetos culturais, sociais e esportivos, especializada principalmente no uso das leis de incentivo. O patrocínio é da Aviagen, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.