O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou na manhã desta segunda-feira, dia 20 de outubro, da abertura da 1ª Jornada do Acolhimento da Maternidade de Campinas, com o tema “Dialogar e incluir para transformar a experiência em saúde”. O evento acontece até o dia 24 de outubro e comemora os 112 anos de história da Maternidade de Campinas.
A Jornada tem como objetivo debater práticas integradoras no ambiente hospitalar e refletir sobre a importância da escuta, da empatia e do respeito nas relações que se constroem dentro do ambiente hospitalar.
Dom João Inácio Müller, arcebispo metropolitano de Campinas e grão-chanceler da PUC-Campinas, abriu a cerimônia chamando a atenção para a importância de cuidar de quem cuida. “O acolhimento, acompanhamento e cuidado passam primeiro pelo cuidado de si para depois cuidar do outros”, explicou.
O prefeito também ressaltou a importância do cuidado humanizado não só com os pacientes, mas também com os profissionais da saúde. Ele também agradeceu à Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI), mantenedora do Hospital PUC-Campinas e da PUC-Campinas, pela incorporação do Hospital Maternidade de Campinas, em maio de 2024.
“Sempre serei grato pela disposição da equipe de colocar em prática o compromisso que a Maternidade tem com os pacientes da cidade e da região. Reestruturar a Maternidade não é tarefa fácil, mas a equipe tem vontade e vai reerguer o hospital”, afirmou.
Acolhimento
O secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, chamou a atenção para a importância do acolhimento do paciente pelas equipes de saúde. “Na Prefeitura, estamos investindo muito em tecnologia para apoiar o trabalho da Secretaria de Saúde, mas nunca deixamos de valorizar e promover o acolhimento que precisa sempre ser humanizado, porque para o paciente impacta em mais confiança e otimismo durante o tratamento, o que é essencial”, disse.
Aguinaldo Pereira Catanoce, superintendente e diretor técnico do hospital PUC- Campinas e Altair Massaro, diretor da Maternidade, ressaltaram a conduta do prefeito nas negociações sobre o futuro da unidade e a importância das parcerias para que o plano de recuperação da Maternidade siga em frente.
Luiz Carlos Rossini, presidente da Câmara Municipal de Campinas, também esteve presente.
Jornada do acolhimento
A programação da 1ª Jornada do Acolhimento com o tema “Dialogar e incluir para transformar a experiência em saúde” inclui palestras e mesas de debate sobre temas fundamentais para o cuidado integral, como violência obstétrica, comunicação e bioética nos cuidados paliativos e humanização do atendimento.
A humanização, tema escolhido para ser abordado durante o evento, é fundamental para melhorar a qualidade da assistência em saúde, promovendo uma relação de confiança entre profissionais e pacientes, o que pode levar a melhores resultados de tratamento e satisfação.
A Maternidade possui atualmente 232 leitos e é responsável por mais de 40% dos nascimentos de Campinas e região, sendo que destes nascimentos mais de 60% são pacientes do SUS.







