A Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, em Campinas, vai receber, nesta terça-feira, 21 de outubro, a escritora, arte-educadora e ativista Kiusam de Oliveira para uma conversa sobre literatura, identidade e a força da ancestralidade. 
 

Autora de obras que celebram a riqueza da cultura afro-brasileira, Kiusam compartilhará suas experiências e reflexões. O encontro acontece às 19h e integra a 17ª edição do projeto Viagem Literária, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. O encontro é aberto ao público.

Kiusam de Oliveira é pedagoga, com habilitações em Orientação Educacional, Administração Escolar e Deficiência Intelectual, doutora em Educação e mestre em Psicologia. Reconhecida como uma das vozes mais potentes da literatura negra contemporânea, ela publica obras voltadas ao público infantil e infantojuvenil e se define como autora de “Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil”. 
 

Kiusam também se destaca pela força e representatividade de suas histórias, que abordam de forma sensível e extraordinária questões étnico-raciais e diversidade de gênero. Segundo a bibliotecária da Biblioteca Zink, Suze Elias, é uma honra e de grande importância receber uma autora tão relevante e contemporânea em um espaço público e gratuito na cidade. “A Biblioteca Zink abriga o acervo ‘Solano Trindade’, trazendo o recorte do negro como personagem principal, indo além das publicações mais tradicionais e inclui obras de Kiusam, como “O Mundo no Black Power de Tayó”, elencado no ranking dos dez livros mais importantes do mundo, em direitos humanos, pela ONU”, afirmou.

“A gente fica feliz que as pessoas tenham a possibilidade de conhecer uma escritora negra contemporânea, em um espaço público. Uma autora do tamanho dela falando sobre o que ela escreve, o que ela produz e sobre o que ela pensa, eu acho isso fantástico”, continuou Suze, sobre a expectativa e importância do encontro na Biblioteca Zink com Kiusam.

Viagem Literária

Viagem Literária está em sua 17ª edição, levando o universo da literatura brasileira contemporânea a 67 bibliotecas em 66 cidades paulistas, promovendo encontros com autores e contadores de história.

Nesta edição, o programa convida o público a mergulhar nas múltiplas vozes que formam a nossa literatura afro-brasileira, com participação de grupos de contadores de histórias e encontros com escritores.

Mais do que uma programação de eventos, o Viagem Literária transforma bibliotecas em espaços vivos de descoberta, promovendo conexões, debates e a valorização da leitura em toda a comunidade.

 

  • Serviço – 17ª edição do projeto Viagem Literária
    Data: 21/10 (terça-feira)
    Horário: 19h
    Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink
    Endereço: Avenida Benjamin Constant, 1633, Centro
    Entrada gratuita