A Prefeitura de Campinas realizou ontem, dia 16 de outubro, a abertura da 1ª Conferência Municipal do Hip-Hop, que acontece na cidade até domingo, dia 19 de outubro. O encontro, realizado na Casa do Hip-Hop, é gratuito e aberto a todos os interessados. O objetivo principal é promover um amplo diálogo entre artistas, coletivos, poder público e a sociedade civil para formular propostas e debater políticas públicas de impacto social e de garantia de direitos no município.
Além da presença de convidados e apoiadores da causa, a abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; da presidente do Conselho de Desenvolvimento e de Participação da Comunidade Negra de Campinas (CDPCNC), Marcela Reis e do coordenador de Políticas para a Juventude, Felipe Gonçalves da Silva.
Debate de propostas para o movimento cultural
A conferência surge como um espaço decisivo para a participação social, visando ao fortalecimento da democracia e o reconhecimento do Hip-Hop como uma importante expressão cultural urbana e ferramenta de transformação. A finalidade é debater a cultura hip hop na cidade e definir, de forma coletiva, as diretrizes e ações que serão implementadas nos próximos anos, consolidando a cultura hip-hop de maneira transversal com outras políticas sociais e econômicas.
O evento foi estruturado em eixos temáticos que serão aprofundados a cada dia. A programação de debates inclui discussões sobre Direitos Humanos, Gênero e Diversidade; Formação Política, Cidadania e Participação Social; Financiamento Público da Cultura; Auto-organização do Movimento Hip Hop. Também haverá o Encontro de Projetos Culturais e Projetos Sociais. Estes temas servirão de base para a formulação das propostas que serão sistematizadas ao final do encontro.
Um dos resultados mais concretos e aguardados da conferência será a discussão final sobre os critérios e a proposta de edital para a eleição do primeiro Conselho Municipal do Hip-Hop de Campinas. Este passo representa um avanço significativo na organização e na institucionalização de ações, eventos e atividades com foco em Hip Hop, sendo um dos pontos centrais da programação do último dia.
Programação cultural e participação
Além das mesas de debate e da formulação de propostas, a conferência contará com uma vibrante programação cultural. Estão na agenda apresentações artísticas no sábado e no domingo, com inscrições prévias abertas para artistas e grupos locais que queiram mostrar sua arte. A programação também inclui momentos de microfone aberto, garantindo um espaço livre para a expressão e troca de ideias entre os participantes.
A organização do evento está a cargo de uma Comissão Organizadora composta por representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e por integrantes do movimento Hip-Hop local.
Serviço:
1ª Conferência Municipal do Hip-Hop
Data: até 19 de outubro
Horário:
Dia 17 – a partir das 18h
Dia 18 – a partir das 8h
Dia 19 – a partir das 12h
Local: Casa do Hip-Hop
Endereço: Rua Francisco Teodoro, 1035, Vila Industrial







