A ARIE Mata de Santa Genebra, em Campinas, recebeu, na tarde desta quinta-feira, 16 de outubro, grupo de 30 crianças de 12 anos para conhecer e aprender sobre a flora e a fauna existentes na unidade de conservação. Os pequenos são do 7º ano da EMEF Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, localizada no Jardim São Marcos.
Os alunos foram recebidos com um bate-papo por educadores da Mata. Na sequência, percorreram as trilhas do Jatobá e do Laguinho de Sanã. Em seguida, conheceram o Gigante Jatobá de mais de 200 anos, o Borboletário, o Meliponário e o Riacho da Sanã.
Este ano, mais de 3 mil visitantes, entre crianças e adolescentes, participaram das visitas monitoradas à Mata. O trabalho de educação ambiental da unidade de conservação é feito o ano todo. As visitas de crianças e adolescentes, entre 2 e 17 anos das escolas públicas, privadas e entidades filantrópicas acontecem sempre às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.
Conhecendo de perto a natureza
O biólogo e educador ambiental da Mata, Cristiano Krepsky, explica que após a recepção, todos os visitantes assistem a uma apresentação sobre o maciço verde. Depois, saem por trilhas para conhecer bem de perto a natureza da área.
“As trilhas são definidas para serem mais adequadas de acordo com a idade. Para as crianças menores, fazemos trilhas mais curtas, e para os maiores, vamos mais longe”, explica Krepsky.
Ainda segundo ele, as atividades realizadas com os estudantes das escolas públicas são uma importante forma de colaboração para a conservação da natureza e enriquecimento das propostas educativas do ensino formal. “Do ponto de vista da conservação, a vivência na floresta possibilita informar e sensibilizar alunos e a comunidade escolar sobre a importância do envolvimento de toda a comunidade para a conservação das áreas naturais”, disse. “Essa vivência possibilita ainda uma oportunidade de despertar a curiosidade dos alunos para temas que são posteriormente trabalhados pelos professores na sala de aula”, completou.
Os visitantes também fazem uma pausa na caminhada e curtem um piquenique sob as sombras das árvores da Mata de Santa Genebra. É o momento em que os estudantes aprendem a importância de recolher o lixo e não deixar resíduos jogados na natureza.
Preparando novas gerações
O passeio pelas trilhas da Mata de Santa Genebra se alia a outras atividades promovidas pela Prefeitura de Campinas em prol do meio ambiente e do enfrentamento de extremos climáticos, como a formação de líderes comunitários e servidores.
“No momento, em que o país se prepara para receber a COP 30 e discutir como frear o aquecimento global e combater os efeitos das mudanças climáticas, levar os estudantes para uma vivência na floresta é uma forma de cuidarmos do presente e do futuro.”, comentou o biólogo.
Destaques da visita na Mata de Santa Genebra
- o jatobá gigante, árvore de mais de 200 anos;
- o Borboletário, com mais de 700 espécies de borboletas;
- os meliponários, com abelhas nativas sem ferrão; e
- o riacho Sanaã.
A Mata de Santa Genebra recebe grupos agendados de escolas e instituições, com funcionários e voluntários que trabalham no local. Também tem condutores cadastrados que podem ser guias de grupos para visitas na Mata. Para mais informações, acesse : https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/ .





