A Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) promoveu, na última terça-feira, 14 de outubro, na Unidade Cambará, um encontro voltado à conscientização sobre a violência contra a mulher. Mais de 50 alunos estiveram presentes.

 

O evento contou com uma palestra da advogada Cláudia Camargo sobre o combate à violência de gênero em Campinas e teve como objetivo conscientizar os alunos sobre os direitos das mulheres e quais as ferramentas de proteção e denúncia disponíveis no município.

 

As Diretrizes Curriculares da Fumec já tratam do assunto como conteúdo interdisciplinar e preveem ações formativas sobre o tema. “Todos os estudantes da EJA na Fumec são orientados individualmente quanto aos seus direitos e aos meios disponíveis para denunciar abusos”, afirma Elizabeth Santana, Diretora Educacional da Fumec Cambará.

 

Ações de enfrentamento

 

O encontro faz parte de um conjunto de ações que busca fortalecer o combate à violência de gênero em Campinas. Em julho deste ano, o prefeito Dário Saadi criou a Secretaria da Mulher, que tem a missão de articular, implementar e avaliar políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres, atuando em áreas como saúde, enfrentamento à violência, geração de renda, empreendedorismo e inclusão social.

 

O diretor da EJA – Anos Iniciais, José Batista de Carvalho, destacou o incentivo da Fumec a iniciativas de promoção da cidadania. “Essas ações são prioritárias na formação dos alunos, pois promovem o bem comum e reforçam a dignidade humana de nossos estudantes e de suas famílias”, afirmou.