A audiência pública do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil da Operação Chuvas de Verão 2025/2026 será realizada no dia 4 de novembro, no Salão Vermelho do Paço Municipal. As inscrições estão abertas até o dia 30 de outubro pelo formulário: https://forms.gle/P4TYbGe3DBZ2QsCS6. Neste link, também é possível enviar sugestões e comentários.
O evento é aberto à participação de toda a população. O objetivo é reunir contribuições que ajudem na elaboração do decreto da próxima operação, além de apresentar os resultados das ações realizadas em 2024/2025.
A operação Chuvas de Verão começa oficialmente no dia 1º de dezembro de 2025 e segue até 31 de março de 2026, podendo ser antecipada ou estendida, caso haja condições meteorológicas adversas.
Operação Chuvas de Verão
A Operação Chuvas de Verão reúne diversos órgãos do poder público para atuar em emergências e desastres provocados por temporais. A estratégia utilizada pela Defesa Civil de Campinas, que coordena o Comitê Municipal de Gestão de Risco e Desastres, tem como foco mobilizar várias áreas para enfrentar eventos climáticos intensos durante o período mais chuvoso do ano.
As medidas incluem o acompanhamento de volumes de chuva e previsão do tempo, com envio de alertas à população e aos órgãos responsáveis, inspeções em áreas de risco e ações antecipadas para reduzir os riscos.
“Campinas está se preparando para a Operação Chuvas de Verão desde o início do ano com diversas ações, que envolvem desde a instalação de réguas comunitárias (para medir o nível dos rios) até uma nova estação meteorológica. O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, alertou que “a participação da população é essencial para construirmos um plano eficaz”.
Furtado destacou que quando o cidadão traz a sua experiência e os desafios que enfrenta para a audiência, o planejamento fica mais rico, completo e eficaz. “Precisamos da colaboração de todos para que Campinas possa se tornar ainda mais resiliente frente aos extremos climáticos”, completou.
Regulamento
O regulamento da audiência pode ser consultado no site da Defesa Civil de Campinas: https://campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente.
Nesse endereço, também será publicado, ao final do processo de discussão, o decreto definitivo da Operação, que será divulgado no Diário Oficial do Município.
As sugestões enviadas serão respondidas ou discutidas durante a audiência. Caso não seja possível por falta de tempo, os inscritos receberão resposta por e-mail em até dez dias úteis.
Preparação do município já começou
A Prefeitura de Campinas já iniciou os preparativos para as chuvas de verão. A região do Distrito de Sousas, por exemplo, que tem alguns pontos que alagam com frequência durante as chuvas, recebeu uma série de ações preventivas para lidar com possíveis cheias do Rio Atibaia, que historicamente afetam a região.
Entre as ações já realizadas estão:
Instalação de mais quatro barreiras metálicas (para impedir a queda de pessoas no rio) na Avenida Mário Garnero, que beira o Atibaia, em Sousas;
Instalação de uma nova régua comunitária de monitoramento de enchentes na Rua Treze de Maio, próximo à Subprefeitura, sobre a ponte do Ribeirão das Cabras, que deságua no Rio Atibaia.
Outra iniciativa no distrito é o planejamento da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social para atender famílias que possam ser atingidas pelas inundações. O plano inclui o levantamento do perfil das famílias em áreas de risco e a identificação de um local para abrigo emergencial temporário na região.
Instalação da primeira estação meteorológica automática no Distrito do Campo Grande, fornecendo em tempo real informações sobre chuvas, temperatura, umidade relativa do ar e radiação solar.
Em outras regiões da cidade também foram feitas intervenções:
Instalação de réguas comunitárias em postes do bairro Piracambaia para orientar moradores em caso de alagamentos;
Instalação de réguas no Córrego Serafim, na Avenida Orosimbo Maia.
Além disso, Campinas conta com:
Painéis digitais e placas que informam pontos críticos de alagamento;
Treinamentos para lideranças comunitárias e ações educativas em escolas;
Limpeza rotineira de bocas de lobo, limpeza de piscinões e córregos, e muros de gabião (espécie de gaiolas construídas com arame e preenchidas com pedras) para conter deslizamentos.
Também está em andamento o plano de controle de enchentes na região central, que inclui oito obras de combate às enchentes nas bacias dos córregos Serafim (Av. Orosimbo Maia) e Proença (Av. Princesa D’Oeste). Duas obras já começaram: a construção de piscinões nas praças Paranapanema e da Ópera. Esta, atrás do Mercado Municipal.
Entre os próximos passos, também está a implantação de mais seis estações meteorológicas automáticas na cidade, em um projeto da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação no Agronegócio (Fundag), vinculada ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
Serviço
Audiência Pública da Operação Chuvas de Verão 2025/2026
Data: 4/11/2025 (terça-feira)
Local: Salão Vermelho do Paço Municipal
Endereço: Avenida Anchieta, 200, Centro – Campinas
Regulamento: campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente
Inscrições: Até 30/10/2025 – https://forms.gle/P4TYbGe3DBZ2QsCS6





