Com 134 ações realizadas e quase 10 mil participantes, entre janeiro e setembro de 2025, em todas as regiões da cidade, o programa “Passos para uma vida melhor” vem se consolidando como um dos principais programas da Prefeitura de Campinas voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida. Iniciado em 2022, o programa já impactou 22 mil pessoas.
Em 2025, já são 9.741 participantes, entre 3.764 crianças, 3.548 adultos e 2.429 idosos, com 43 ações desenvolvidas em parceria com outras instituições e mais de mil participações da governança municipal em atividades nos territórios. As ações, distribuídas em cinco polos regionais (Leste, Norte, Noroeste, Sudoeste e Sul), incluem iniciativas de atividade física, alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).
Entre os destaques estão o GPzinho de Ciclismo, a Corrida Cuca Kids e o OlimPIC, realizados no Taquaral; o Junho Violeta, voltado à valorização e proteção da pessoa idosa; e o projeto “Alimente-se Bem com o que Tem”, que leva educação nutricional a escolas e comunidades.
No Evento de Balanço do Programa, realizado no início de outubro, servidores municipais, representantes de secretarias, parceiros e membros da comunidade participaram de apresentações e rodas de conversa que evidenciaram os resultados positivos alcançados e os desafios para o futuro.
“Esse balanço mostra o quanto o Passos para uma vida melhor transformou-se em um instrumento de política pública, capaz de unir diferentes secretarias e parceiros em torno de um objetivo comum: melhorar a qualidade de vida da população de Campinas”, afirmou o prefeito Dário Saadi.
O evento também apresentou as próximas etapas do programa, entre elas a Frente de prevenção da obesidade infantil, que está em fase de implantação e tem foco em crianças de 6 a 13 anos de comunidades urbanas vulneráveis. A iniciativa prevê coleta de dados e ações co-criadas com profissionais locais em 12 territórios prioritários.
Sobre o Programa “Passos para uma vida melhor”
O programa “Passos para uma vida melhor” foi desenvolvido em Campinas como parte da iniciativa internacional Cities for Better Health. Atua em duas frentes principais: a primeira voltada à promoção de ações para todas as faixas etárias; e a segunda com foco específico na prevenção da obesidade infantil, direcionada a crianças e adolescentes entre 6 e 13 anos.
As ações são realizadas de forma intersetorial, envolvendo as secretarias municipais de Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Desenvolvimento e Assistência Social, Cultura e Turismo, e Comunicação, além da Ceasa e da iniciativa Primeira Infância Campineira (PIC). Entre as estratégias adotadas, destacam-se a capacitação de servidores e a implementação de atividades que promovem a alimentação saudável e a prática regular de atividade física.
O Cities for Better Health é uma rede global de mais de 50 cidades ao redor do mundo, que trabalham em parceria para enfrentar as causas raízes das doenças crônicas. O programa estabelece parcerias intersetoriais a nível local para desenvolver estratégias e soluções para promover a atividade física e o consumo de alimentos saudáveis para crianças e comunidades vulneráveis.







