A Mini COP/2025 abriu a 3ª Conferência Municipal de Educação Ambiental, na manhã desta segunda-feira, 13 de outubro. O evento especial, que simulou a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será em novembro em Belém (PA), reuniu cerca de 150 crianças, de escolas públicas e particulares. As atividades, com temas ligados a mudanças climáticas, sustentabilidade e preservação do meio ambiente, foram na Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado (ETECAP), no Jardim Santa Mônica.

O evento é promovido pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas). O Comitê Municipal das Crianças, vinculado ao Plano Primeira Infância Campineira (PIC), participou do evento, reforçando o protagonismo infantil na agenda ambiental. As propostas elaboradas pelas crianças durante o encontro serão encaminhadas oficialmente à COP 30 por meio do Instituto Alana, parceiro da iniciativa.
 

“É por meio da educação ambiental que a gente vai conseguir superar o que está acontecendo no nosso planeta. Fico muito feliz de ver vocês aqui para discutir essas questões ambientais da nossa cidade, porque é daqui que sairão os grandes homens e as grandes mulheres do futuro,”, disse o secretário da Seclimas, Braz do Santos Adegas Júnior.
 

O coordenador do PIC, Thiago Ferrari, destacou a importância da participação das crianças na elaboração de políticas públicas ambientais. “Na maioria das vezes, a gente decide pelas crianças, por elas e sem elas. E hoje aqui a gente está fazendo o contrário, a gente quer ouvir vocês. O documento que vai sair aqui hoje, vai lá pra COP. Há um compromisso de que olhem para a nossa cidade, para a proposta de vocês. A gente quer um mundo construído junto com vocês.”, ressaltou o coordenador do PIC.

Todos os participantes da Mini COP se dividiram em grupos para atividades interativas, todas voltadas ao meio ambiente.