O secretário de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Braz dos Santos Adegas Júnior, representou Campinas, no 2º Encontro ICLEI Região Andina, que aconteceu em Santiago de Cali, na Colômbia, durante a Semana da Biodiversidade de Cali.

O evento reuniu líderes locais, autoridades subnacionais, especialistas internacionais, representantes da academia, do setor privado e de organismos de cooperação internacional, com foco em ações climáticas, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
 

Campinas em destaque internacional

Durante o encontro, o secretário da Seclimas participou como painelista na sessão “Incidência nacional, subnacional e local nas COPs de mudanças climáticas”. Na oportunidade, ele apresentou as ações climáticas de Campinas rumo à COP30, que será realizada em Belém do Pará, no mês de novembro, além de abordar mecanismos de governança climática, experiências internacionais bem-sucedidas e formas de fortalecer políticas locais voltadas à sustentabilidade.
 

A participação permitiu ainda uma reunião com o diretor do DAGMA (Departamento Administrativo de Gestão do Meio Ambiente) de Cali, Maurício Mira, para o intercâmbio de experiências e identificação de sinergias entre as cidades. O encontro abordou temas como valoração de serviços ecossistêmicos, Soluções Baseadas na Natureza (SbN), mercado de carbono, financiamento climático e saneamento ambiental resiliente.
 

Compromisso climático de Campinas

Em 2025, Campinas tem consolidado sua posição como uma das cidades brasileiras líderes na agenda climática, reforçando o compromisso com a sustentabilidade, a inovação ambiental e a Justiça social.

Entre as principais ações, destacam-se:

Inovação e governança participativa

Campinas também foi a primeira cidade brasileira a sediar uma Town Hall COP, iniciativa que mobiliza governos locais e sociedade civil em torno da ação climática territorial.

Além disso, recebeu a 1ª Oficina Participativa do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), com mais de 200 participantes e 70 cidades representadas, integrando o Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementado pelo ICLEI.
 

Estratégia de financiamento climático

Com o apoio da WRI Brasil, Campinas vem elaborando uma estratégia de financiamento climático para o Plano Local de Ação Climática, mapeando oportunidades de investimento para consolidar projetos sustentáveis e ampliar a infraestrutura verde.
 

Segundo o secretário Braz dos Santos Adegas Júnior, a presença de Campinas em eventos internacionais como o ICLEI Andina é estratégica.  “Esses encontros reforçam a cooperação entre cidades, ampliam o acesso a mecanismos de financiamento e preparam Campinas para a COP30, onde apresentaremos todo o caminho percorrido e as soluções inovadoras que vêm sendo desenvolvidas para os desafios climáticos e ambientais do país.”

Planejamento ambiental integrado

Campinas também se destaca por integrar Soluções Baseadas na Natureza ao planejamento territorial e metropolitano, com programas como:

  • Reconecta RMC, que conecta ações ambientais entre os 20 municípios da região;
  • Programa de Corredores Ecológicos, que cria trechos de conectividade e fluxo gênico;
  • Programa de Parques Lineares, que amplia áreas verdes urbanas com função social;
  • Programa de Microflorestas, que promove biodiversidade e combate as ilhas de calor.