A Secretaria de Saúde de Campinas começou a usar inteligência artificial (IA) na convocação de 219,7 mil mulheres de 25 a 64 anos para que elas realizem o exame de papanicolau. O público-alvo é formado por pacientes cadastradas junto ao SUS Municipal que estão sem registro deste tipo de avaliação no prontuário.

As mensagens serão enviadas pela Ana, assistente virtual da secretaria, pelo número (19) 9-9782-0990. Elas incluem identidade visual, a frase “Acesso Fácil Saúde Campinas” e logo do SUS. Não é possível enviar mensagens, uma vez que ele permite ao paciente apenas digitar/selecionar opções para realizar confirmações a partir de perguntas feitas via chatbot.

A coordenadora da Saúde da Mulher em Campinas, Miriam Nobrega, explicou que a ausência de registro no prontuário não significa necessariamente que a mulher tenha deixado de fazer o exame. “Ela pode ter realizado o papanicolau por meio de convênios ou outros serviços que não fazem parte da rede municipal de Campinas”, explicou.

O primeiro grupo de disparos tem 91.691 mensagens que serão direcionadas para mulheres de 40 a 55 anos. As demais contemplam pacientes de outras idades até o fim deste mês.

Reforço no Outubro Rosa

A ação faz parte do Outubro Rosa, movimento realizado para conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de cuidados com a saúde feminina. A frequência do papanicolau possibilita a redução da mortalidade por esta causa. Entre 2010 e 2019, a média da incidência do câncer invasivo de colo de útero foi de 7,2 a cada 100 mil mulheres. Já a lesão inicial, no mesmo período, teve incidência média de 20,1.

Como vai funcionar

A primeira mensagem funciona como um aviso para as mulheres. Depois, haverá uma nova triagem e serão novamente chamadas as que não tiverem registro nos últimos três anos.

Os exames de papanicolau acontecem principalmente nos centros de saúde da cidade.

Outubro Rosa em Campinas
 

Apoio

A realização das ações do Outubro Rosa 2025 é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Turismo; Saúde, além de Esportes e Lazer, com a Unimed Campinas; Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência; Sanasa Campinas; Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A (Emdec); Serviços Técnicos Gerais (Setec); Primeira Infância Campineira (PIC); Hospital do Amor; Grupo Rosa e Amor; Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher Unicamp (Caism); Faculdade Anhanguera; São Leopoldo Mandic; Central Única das Favelas (Cufa); Telos Educacional; Grupo Sonhe; Hospital Santa Tereza; e ION Radioncologia.

Também integram a parceria as empresas e entidades Radiologia Clínica de Campinas (RCC); Voluta Medical; Keyla Ferrari; Grupo Mulheres do Brasil; Musas Runners; Centro de Integração da Cidadania; Centro de Oncologia Campinas; Studio Nanni Ink; Shopping Parque das Bandeiras; Sam’s Club; Parque D. Pedro Shopping; Campinas Shopping; Azul Linhas Aéreas, Nashu; Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas (CDPCNC); Lona; Brincalizar; Symetria; EPTV Campinas; Eletromidia Campinas; Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) e Minarro Seguros.