Campinas promove, a partir da próxima terça-feira, 13 de outubro, a 3ª Conferência Municipal de Educação Ambiental. Neste ano, o evento tem como tema “Educação Socioambiental e Climática – ações para mudar o mundo, para todo mundo”, e reunirá estudantes, professores e representantes da sociedade civil. O objetivo é discutir ações de impacto socioambiental e contribuir para a reescrita do Plano Municipal de Educação Ambiental, prevista para 2026.

Parte das propostas construídas durante o encontro também será encaminhada à COP 30, por meio do Instituto Alana, reforçando o protagonismo de Campinas nas discussões sobre educação climática e sustentabilidade.

Mini COP abre programação com estudantes e professores

O evento, promovido pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas), começa às 9h, com a Mini COP, uma simulação das discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A atividade será voltada a alunos e professores das redes pública e particular de ensino e, por isso, será fechada ao público.

A ação é uma parceria com o Instituto Alana, responsável por levar o manifesto das crianças à COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). Participam da iniciativa representantes do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), da Seclimas e das escolas Leão Valerie, Tenista Maria Ester Bueno, Áurea Anunciação, Guido Segalho e Multiplus.

De acordo com o Instituto Alana, as crianças são as mais afetadas pelas mudanças climáticas, embora sejam as menos responsáveis por elas. Problemas como poluição do ar, contaminação da água, insegurança alimentar e falta de saneamento básico têm impacto direto sobre a infância, reforçando a necessidade de dar voz aos jovens nos debates sobre o clima.

Atividades abertas à sociedade civil na parte da tarde

A partir das 14h, a conferência será aberta à sociedade civil, com atividades voltadas a professores e demais interessados em discutir temas ambientais e climáticos em nível local e global.

Durante a tarde, os participantes poderão acompanhar o curso “Educação Climática: por práticas educacionais transformadoras”, que encerra a programação e acontece na Mata de Santa Genebra.

O curso, inédito em Campinas, foi promovido pela Seclimas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri-Unicamp). A capacitação reuniu professores das redes municipal e estadual, com o objetivo de fortalecer o ensino sobre mudanças climáticas de forma crítica e interdisciplinar.

Os participantes também farão uma visita guiada pela Mata de Santa Genebra, encerrando o encontro com um lanche coletivo.

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no link: https://campinas.sp.gov.br/noticias/professores-da-rede-publica-comecam-jornada-de-formacao-para-ensinar-sobre-mudancas-climaticas-127612 .

Contribuições para o Plano Municipal de Educação Ambiental

As discussões da 3ª Conferência Municipal de Educação Ambiental de Campinas vão gerar propostas concretas para o novo Plano Municipal de Educação Ambiental, que será reescrito em 2026.

A coordenação é da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental da Seclimas, com apoio da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), PIC, Unicamp, Cepagri, Labeduc (Laboratório de Educação do Cepagri), Secretaria Municipal de Educação, Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo e Conselhos Ambientais.

Educação climática e participação social

“A 3ª Conferência Municipal de Educação Ambiental de Campinas reforça a importância da participação social na construção das políticas públicas. Este ano, o evento traz um diferencial ao abordar também a COP 30 e iniciar a reescrita do Plano Municipal de Educação Ambiental. A educação ambiental e climática é o caminho para uma sociedade sustentável e resiliente”, destaca Braz Adegas Júnior, secretário do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Já Thiago Ferrari, coordenador do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), ressalta a relevância de envolver as crianças nas discussões sobre o futuro do planeta: “Todas as decisões que tomamos hoje impactam diretamente as novas gerações. Por isso, é fundamental que elas participem, sintam-se pertencentes e responsáveis por construir um mundo melhor”.
 

 

  • Serviço – 3ª Conferência Municipal de Educação Ambiental de Campinas
    Data: Terça-feira, 13 de outubro
    Tema: “Educação Socioambiental e Climática – ações para mudar o mundo, para todo mundo”
    Realização: Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas)

    Manhã – Mini COP (fechada ao público)
    Local: 
    Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado (Etecap)
    Endereço: Avenida Cônego Antônio Roccato, s/n – Jardim Santa Mônica
    Horário: 9h às 12h

    Tarde – Atividades abertas à sociedade civil
    Local:
    Mata de Santa Genebra
    Endereço: Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo
    Horário: 14h às 17h
    Curso: “Educação Climática: por práticas educacionais transformadoras”
    Encerramento com visita guiada e lanche coletivo