Visitantes do Bosque dos Jequitibás poderão interagir com bichos no sábado
Este sábado, 24 de setembro, é dia de interagir com animais no Bosque dos Jequitibás, em mais uma edição do Bosque Interativo, das 9h às 15h, na praça do chafariz, no parque. Animais silvestres como serpente, jiboia, ouriço-cacheiro, coruja, cateto, tartaruga, entre outros, serão apresentados aos visitantes, que poderão tocar em suas peles, pelos, cascos e penas, com supervisão de profissionais de veterinária e biologia. O evento é gratuito, aberto a pessoas de todas as idades e não é necessário fazer inscrição.
No Bosque Interativo, os animais vivos são da Casa dos Animais Interessantes e do Setor Veterinário. Já as peças de animais taxidermizados (mortos, empalhados e preservados) vêm do acervo do Museu de História Natural, todos localizados no interior do Bosque dos Jequitibás.
O Bosque Interativo oferece oportunidade para os visitantes interagirem com animais silvestres e receberem orientações de especialistas. É uma experiência cognitiva e sensorial”, diz o veterinário do Bosque, Douglas Presotto.
Apresentação da peça “A Árvore e a Aranha”
Nos mesmos dia e local do Bosque Interativo, às 14 horas, será apresentada, ao ar livre, gratuitamente, a peça infantil de teatro ‘A Árvore a Aranha, da iTeatro Mundo da Lua. A obra, que também mescla música, teatro de bonecos e contação de histórias, é uma adaptação do texto do escritor Rubem Alves.
A peça conta a história de uma árvore conhecida como a Árvore da Alegria, que dá frutos e abriga uma enorme bicharada. O problema é a presença de uma aranha mal-humorada, que quer capturar abelhas e pegar o mel, para ter doçura na dieta e ficar bonita.
O Bosque Interativo é organizado pelas equipes do Bosque dos Jequitibás, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; do complexo de museus, que inclui o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e a Casa dos Animais Interessantes, da Secretaria Municipal de Cultura de Turismo; da Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde. Também colaboram o Laboratório de Mamíferos, da Unicamp, e o Instituto de Zootecnia, de Nova Odessa.
Educação ambiental e cuidados com os bichos
O Bosque dos Jequitibás desenvolve ações de educação ambiental junto a escolas, instituições e visitantes do parque.
Também acolhe e trata de alguns animais silvestres resgatados, que tenham sofrido acidentes e/ou maus-tratos, levados pela Polícia Ambiental e pelos Bombeiros. Esses animais são reabilitados para que possam retornar à natureza ou serem colocados em um novo local, adequado para recebê-los.
O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. É aberto ao público de terça-feira a domingo, das 6h às 18h, com entrada gratuita.