Geral

Vice-prefeito prestigia abertura da Festa do Figo e da Expogoiaba

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira participou neste sábado, 19 de janeiro, da cerimônia de abertura da 70ª Festa do Figo e da 25ª Expogoiaba. O evento, cuja edição 2019 homenageia os 65 anos da imigração japonesa em Valinhos, ocorreu no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, reservado para feiras e exposições no município vizinho.
Henrique lembrou que a cultura do figo em Valinhos começou e cresceu com o trabalho dos imigrantes italianos. “O espaço italiano é uma das tradições de destaque da festa”, frisou. “Eles introduziram o cultivo da fruta em Valinhos e são parte da história da cidade”, completou. O vice-prefeito falou, ainda, da novidade da edição deste ano – a homenagem à imigração japonesa – que também passa a ter um espaço cultural próprio.
Se há pessoas que questionam a acolhido ao estrangeiro, é fundamental reforçar o papel da imigração, com a certeza de que o trabalho do imigrante é benéfico a todos e contribui para o desenvolvimento da comunidade”, apontou Henrique. Ele afirmou que “Valinhos, homenageando seus antepassados, prepara o futuro para que novos imigrantes sejam acolhidos como foram os italianos e japoneses”.
O prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, e a vice, Laís Helena Aloise, recepcionaram as autoridades da região metropolitana de Campinas no evento, acompanhados pela corte da Festa, representada pela Rainha Gabriella Gavinelli e as Princesas Isabelly Godoi e Amanda Caroline Amaral.
Festas esperam 100 mil visitantes
Com expectativa de público de mais de 100 mil pessoas, a tradicional Festa acontece de 19 de janeiro a 3 de fevereiro, sempre de quarta a domingo, com entrada gratuita.
O evento conta com diversas atrações como shows musicais regionais, venda de frutas, praça de alimentação, parque de diversões, exposição de carros, entre outras.
Segundo os organizadores, em 2018, mais de 220 toneladas de frutas foram vendidas. A previsão é de que, este ano, o número aumente.
Tradição
A primeira festa do figo em Valinhos foi realizada em 1939, para arrecadar fundos para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião, padroeiro da cidade.
O figo foi introduzido em Valinhos na década de 1910. Na mesma época foi iniciada a produção em larga escala da fruta na região.
Com o crescimento da produção de goiaba no município, a Expogoiaba foi incorporada à Festa do Figo. Os dois eventos são realizadas pela Prefeitura Municipal de Valinhos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock