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Viaduto na John Boyd será parcialmente liberado ao tráfego de veículos

A dinâmica de tráfego na Avenida John Boyd Dunlop ganha nova configuração, na região do Jardim Aurélia, a partir desta terça-feira, 10 de dezembro. Um dos viadutos erguidos sobre a avenida, próximo ao hipermercado Enxuto, será parcialmente liberado para a circulação de veículos. A área reservada para travessia de pedestres, nas laterais, já está ativada.

 

A obra de arte, composta por dois viadutos, compõe as obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande. Neste primeiro momento, será liberada ao tráfego de veículos a alça de um dos viadutos, no sentido Centro. A alça a ser liberada fica na altura do posto de combustíveis e da empresa Claro.

 

“A implantação do BRT campineiro está promovendo a requalificação do espaço urbano e solucionando pontos críticos de tráfego. O viaduto construído no Jardim Aurélia eliminará um dos pontos de cruzamento em nível, resultando em ganho de tempo nos percursos e privilegiando o transporte público”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

 

Na prática, fica reaberta a transposição da Avenida JBD pela Avenida José Pancetti. O cruzamento foi bloqueado em fevereiro de 2019 para execução da obra de arte. O conjunto semafórico que disciplina a transposição será reativado.

 

Os motoristas que vêm da Avenida José Pancetti com destino ao Centro ou que trafegam pela Avenida JBD e desejam retornar ao sentido Centro cumprirão o percurso pela nova alça de acesso. A abertura do dispositivo também proporciona a transposição entre os bairros Jardim Aurélia e Jardim Miranda, pela Avenida Antônio Carvalho de Miranda.

 

A liberação completa dos viadutos, incluindo as passagens inferiores, ocorrerá gradativamente. Ao final da implantação do Corredor BRT na região, prevista para meados de 2020, o tráfego de veículos na pista expressa será feito sob a Avenida JBD, pelas passagens inferiores. A região terá 10 faixas de rolamento: duas por sentido nas pistas expressas, duas por sentido nas marginais e uma por sentido para os veículos do BRT.

 

Obra de arte

 

Os viadutos construídos na Avenida JBD são formados por vias superiores, com 28 metros de vão total; e vias inferiores, com duas pistas de sete metros de extensão e cerca de seis metros de altura.

 

Atualmente, os trabalhos de execução da estrutura totalizam cerca de 95% de conclusão. Já foram executados o tabuleiro (pavimento da ponte) e o muro de contenção; assim como a escavação das passagens inferiores. A etapa final é a de acabamento.

 

A execução do viaduto foi iniciada em fevereiro de 2019, juntamente com a construção do pavimento de concreto do corredor BRT, no trecho desde a altura do Atacadão até o cruzamento com o viaduto da Rodovia Anhanguera. As obras incluíram escavações para rebaixamento do eixo da pista expressa.

 

BRT Campo Grande

 

A obra de arte integra o trecho 2 do Corredor BRT Campo Grande, que contempla 5 km de extensão e vai da Vila Aurocan até o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes. A responsável pela execução das obras é a empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio.

 

Cerca de 40% do total de 5 km de corredores já foram pavimentados e outros 40% estão em execução. Das cinco estações previstas para o trecho mencionado, quatro já estão em plena execução. São elas: Jardim Aurélia, Jardim Garcia, Jardim Londres e PUC/Roseiras.

 

A região conta ainda com outras duas obras de arte. Na altura da Rua Lucas Pereira de Castro, está sendo erguida a ponte que fará a ligação com o trecho 1 do Corredor BRT Campo Grande. E na região do Jardim Garcia, na altura da Avenida Transamazônica, é construído outro viaduto sobre a Avenida JBD.

 

Ao todo, o BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida JBD, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Cerca de 55% das obras do Corredor BRT Campo Grande estão concluídas. Dos 17,9 km de corredores, 70% já foram executados e outros 20% estão em execução.

 

Transposição Amoreiras

 

No Corredor BRT Ouro Verde, a Emdec reabriu a transposição da Avenida das Amoreiras pelas avenidas Dante Alighieri e Mirandópolis, na região do Jardim do Lago. O fechamento foi motivado para execução do pavimento de concreto do Corredor BRT e a liberação ocorreu na última semana.

 

A implantação dos corredores BRT é a maior obra de mobilidade da história de Campinas e uma das maiores obras de mobilidade do país. Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm 36,6 km de extensão, com previsão de conclusão total em meados de 2020.

 

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