Verde compartilha experiência de Campinas nas ações pelo clima
A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas participou na manhã desta quarta-feira, 28 de abril, do seminário virtual “SEEG Brasil – Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa”, promovido pelo Observatório do Clima em parceria com as instituições IPAM, IMAZON, IMAFLORA, IEMA e ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.
Na ocasião, a SVDS, por meio da engenheira ambiental Carla de Souza Camarneiro, teve a oportunidade de compartilhar a experiência de Campinas no planejamento e articulação institucional nas ações contra as mudanças climáticas.
Ela relatou sobre o papel do município na elaboração do 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Poluentes Atmosféricos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e do Plano de Ação para Enfrentamento das Mudanças do Clima da RMC. Também destacou a importância da Lei nº 16.022/20, que institui a Política Municipal de Enfrentamento dos Impactos da Mudança do Clima e da Poluição Atmosférica de Campinas.
Por fim, apresentou as ações desenvolvidas no município que contribuem para a redução de GEE como o estímulo aos ônibus elétricos, já em circulação no transporte público; incentivo ao transporte não motorizado, por meio da implantação de mais de 70 quilômetros de ciclovias; Usina Verde; plantios de 400 mil mudas de espécies nativas; projetos para implantação de 49 trechos de parques lineares e o Programa RECONECTA RMC.