Geral

Saiba quais bairros de Campinas têm maior incidência de roubo de veículos

Motoristas em Campinas devem estar atentos ao estacionar seus veículos, pois um levantamento revelou os cinco bairros da cidade com o maior registro de fluxo de veículos roubados ou furtados. Esses dados foram obtidos através do sistema inteligente de monitoramento da Guarda Municipal (GM), que utiliza várias câmeras distribuídas pela cidade.

O sistema da Cimcamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas) não apenas auxilia na localização de veículos roubados ou furtados, mas também na identificação de seu possível uso em outras atividades criminosas. Somente em 2023, mais de 550 alarmes foram disparados na central de monitoramento em relação a esse tipo de ocorrência.

Bairros de Campinas com maior incidência de veículos roubados ou furtados

  • Amarais
  • Centro
  • Jardim Aurélia
  • Jardim Ipaussurama
  • São Bernardo

De acordo com o diretor da Cimcamp, André Luiz Pacheco Pereira, esses bairros lideram os registros devido à intensa movimentação e à presença de avenidas que conectam à rodovias. Atualmente, o sistema monitora cerca de 300 pontos na cidade, totalizando mais de 560 faixas monitoradas.

Ao ser roubado ou furtado, é fundamental registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia. Isso contribui não apenas para a investigação do crime, mas também para a inserção dos dados do veículo no sistema inteligente de monitoramento da Cimcamp.

O sistema funciona através da leitura da placa de todos os veículos que passam pelas câmeras, cruzando essas informações com um banco de dados. Se um veículo roubado ou furtado for detectado, um alarme é acionado, indicando sua localização em tempo real.

O monitoramento do sistema inteligente é visto pelos motoristas como um reforço à segurança. Muitos já adotam medidas preventivas, como evitar estacionar em locais isolados e manter os vidros fechados.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock