Varejo do Mercado de Flores da Ceasa volta a funcionar nesta quinta-feira
O Mercado de Flores da Ceasa de Campinas volta a funcionar nesta quinta-feira, dia 7 de maio, para as vendas no varejo. Para este público, o local estará aberto das 12h às 16h30, respeitando todas as recomendações de segurança sanitária, como limitação do número de pessoas para não gerar aglomeração; demarcação de solo; obrigatoriedade de uso de máscaras para funcionários e visitantes; e disponibilização de álcool gel.
O setor de flores, segundo o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, está enquadrado nos serviços essenciais, uma vez que fazem parte da cadeia de abastecimento do agronegócio. Ou seja, as restrições estabelecidas pelas normativas de enfrentamento à Covid-19 não se aplicam a este setor, definido como essencial em portaria do Ministério da Agricultura e Abastecimento.
De acordo com o presidente da Ceasa, Wander Villalba, o acesso ao Mercado será limitado, com restrição de entrada de veículos e pedestres, para não gerar aglomeração. “Permitiremos o acesso de no máximo 700 pessoas ao mesmo tempo no local. Vamos disponibilizar 1/3 das 900 vagas de estacionamento e também só permitiremos a entrada de duas pessoas por veículos ou, para o caso de pedestres, duas pessoas por grupo familiar”, disse.
Segundo Villalba, as medidas visam, além de cumprir as regras previstas nos decretos estaduais e federais, garantir a segurança dos visitantes e dos funcionários da Central. “Também não permitiremos a entrada de crianças e pessoas com mais de 60 anos e vamos orientar que os permissionários cumpram todas as medidas complementares de higiene e saúde”, completou.
O Mercado de Flores conta com 504 boxes, distribuídos em uma área de 25 mil metros quadrados. O local recebia, antes da quarentena, um público entre 6 e 7 mil pessoas por dia.
Dia das Mães
O Dia das Mães é considerada a principal data para as vendas do setor de flores. Por isso, a expectativa é de que nos próximos dias, a procura por produtos do Mercado aumente. “Funcionaremos até sábado, com vendas no varejo. Flores sempre foram um presente muito especial para as mães, o que não deve ser diferente neste ano”, disse Vilalba.