vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Campinas encerra neste sábado, 13 de julho, a campanha de vacinação contra a gripe. A Pasta segue as diretrizes definidas pelo governo do Estado.

Neste sábado, as doses serão ofertadas nos centros de saúde (CSs) que tradicionalmente abrem das 7h às 13h para atender os pacientes. São eles: Parque Valença, Jardim Florence, Jardim Capivari, Santa Lúcia, Jardim Vista Alegre, União dos Bairros, DIC 1, Aeroporto, Santo Antônio, Vila Ipê, São Quirino e Jardim Aurélia.

Os endereços das unidades e os horários das salas de vacinação em cada uma estão disponíveis na página: https://vacina.campinas.sp.gov.br.

A Saúde aplicou 279.229 doses de vacina ao longo de 15 semanas de campanha. A cobertura registrada entre 25 de abril até segunda-feira, 8 de julho, foi de 49,66% entre idosos, gestantes, puérperas e crianças.

Desde 2 de maio, todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem tomar a dose contra a gripe. Para receber, basta ir até uma unidade básica e apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação (se tiver). 

A vacina é segura e neste ano protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.

O que muda?

A partir de segunda-feira, 15 de julho, as doses de vacina contra gripe mantidas em estoque continuam sendo aplicadas nos 68 centros de saúde.

“Mesmo com o fim da campanha, reforçamos o apelo para que as pessoas procurem pelos centros de saúde para receber o imunizante e atualizem outras doses previstas no Calendário Nacional se houver necessidade. A vacina é a melhor forma de prevenir sintomas graves e mortes por gripe”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli. Neste ano, a cidade já registrou dois óbitos pela doença.