V8: o fotógrafo que marcou época ao retratar Campinas do século passado
Nascido em 23 de outubro de 1921, o famoso fotógrafo campineiro Aristides Pedro da Silva, o V8, marcou a história da cidade com suas imagens. No ano de seu centenário, a Prefeitura de Campinas, em parceria com o Centro de Memória da Unicamp, o homenageia com uma exposição no saguão do Paço Municipal de 16 pranchas com fotografias de autoria dele de pessoas que o fotografaram, além de sua biografia. Esse grande fotógrafo negro retratou, como poucos, a nossa Campinas no século passado e poderá ser visto durante esse mês de novembro.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, é uma grande honra para a prefeitura homenagear o artista com a exposição. “É importante registrarmos uma data significativa como um centenário de um fotógrafo tão importante, homenageando simultaneamente a comunidade negra de nossa cidade”, afirmou.
“Aristides Pedro da Silva foi um artista da imagem de formação bastante heterodoxa. Ele começou registrando partidas de futebol e, com o tempo, passa a colecionar e registrar imagens da história de Campinas, reunindo ao longo da vida um dos conjuntos mais significativos sobre o município. Sua coleção é tão excepcional quanto o olhar sobre a cidade”, afirmou o professor André Paulilo, diretor do Centro de Memória da Unicamp.
A Mostra V8 pode ser consultada no link https://bit.ly/Mostrav8. O Mês da Consciência Negra inclui uma campanha de conscientização sobre o tema com o slogan: “Troque o ‘não sou racista’ por sou antirracista”. A íntegra da campanha pode ser consultada em https://www.campinas.sp.gov.br/consciencianegra/.