UPA capacita equipe para atendimento a paciente com dor torácica e infarto
Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Grande participaram nessa quarta-feira, 1º de junho, de capacitação no atendimento de pacientes com dor torácica e infarto do miocárdio. O treinamento foi realizado pelo cardiologista Thiago Alves de Carvalho e envolveu profissionais da unidade, além de alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic.
A capacitação, informa o supervisor da UPA Campo Grande, Abelardo José Caballero Campos, visa a atualização dos conhecimentos das equipes nos atendimentos de ocorrências cardiológicas. Em média, de dois a três pacientes são atendidos por dia na unidade de urgência e emergência com dor torácica.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem infarto agudo do miocárdio, ocorrendo óbito em 30% desses casos. A maioria das mortes ocorre nas primeiras horas de manifestação da doença, sendo 40% a 65% na primeira hora e, aproximadamente 80% nas primeiras 24 horas.
A capacitação é uma atividade permanente nas unidades de pronto atendimento da Rede Mário Gatti e visa melhorar a qualidade da assistência e o atendimento à população. Neste ano, profissionais da UPA Carlos Lourenço passaram por treinamento para atendimento de pacientes com taquiarritmias e atualização no protocolo de dor torácica. Eventos similares estão sendo programados para ocorrerem ao longo do ano para manter as equipes da Rede sempre atualizadas.