UOL destaca Campinas em projeto inédito de reconhecimento facial
Campinas ganhou destaque nesta sexta-feira, dia 18 de janeiro, na área de notícias sobre Tecnologia no portal de notícias UOL com a parceria entre a Prefeitura e a empresa chinesa de tecnologia Huawei e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) em um projeto de Segurança Pública. A implantação do “Safe City/Cidade Segura Campinas” é uma iniciativa inédita no País. A ferramenta de inovação em tecnologia de segurança pública já está sendo implantada na região central da cidade, com a instalação de câmeras inteligentes de alta tecnologia que permitem reconhecimento facial, entre outras funcionalidades de segurança.
O projeto-piloto, que selecionou Campinas em decorrência do porte do município e de sua importância econômica, despertou a atenção do canal de mídia por conta da viagem de um grupo de parlamentares brasileiros a convite do governo chinês para ir até aquele País conhecer o sistema de reconhecimento facial.
No final de novembro último, Campinas realizou uma apresentação para a imprensa e convidados do início da fase de testes do novo sistema. O prefeito Jonas Donizette destacou então a importância do investimento em tecnologia e inovação na Administração Municipal. “Segurança pública é algo que diz respeito a todos”, afirmou à época, e por isso a importância de um projeto que trabalhe na prevenção da criminalidade e na elucidação de casos, quando acontecem.
A parceria foi firmada sem nenhum custo para o Município e faz parte da construção de uma Cidade Inteligente, com foco em inovação voltada para o cidadão.
Laboratório vivo
A parceria é pioneira no Brasil e visa ampliar o programa “Campinas Bem Segura”. Na reportagem realizada pelo UOL, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, destaca que o projeto para o sistema de reconhecimento facial chegou como proposta a partir do interesse da Prefeitura em transformar o Município em um laboratório vivo, que levou a começar a receber propostas de empresas e institutos de pesquisa que tivessem algum projeto que usasse tecnologia para criar políticas públicas mais conectadas.
Serão instaladas em Campinas cerca de 30 câmeras inteligentes, disponibilizadas pela Huawei e integradas à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp). A maioria dessas câmeras será instalada na região central da cidade. Elas poderão formar uma plataforma de integração inteligente, ou seja, existe a possibilidade de interligar essas câmeras da Prefeitura com outras do Cimcamp e também com equipamentos da iniciativa privada, como as localizadas em shoppings, postos de gasolina e bancos, por exemplo.
Das cerca de 30 câmeras da parceria com a Huawei, seis já estão instaladas no Terminal Central; Largo do Rosário com Avenida Francisco Glicério, Avenida Moraes Salles e Avenida Orosimbo Maia com Avenida Brasil, por exemplo. As demais câmeras também serão instaladas na região central. O Terminal Rodoviário é outro local indicado para receber câmeras de reconhecimento facial.
O programa “Campinas Bem Segura”, desenvolvido pela Administração Municipal, conta com cerca de 500 câmeras em toda a cidade, todas interligadas à Cimcamp. Neste total, estão as 130 câmeras que fazem o monitoramento veicular, interligadas ao Sistema Inteligente de Monitoramento Veicular de Campinas (Simvecamp). São câmeras instaladas nos principais acessos e ruas da cidade que permitem ler placas de veículos, com a finalidade de recuperar carros furtados ou roubados, flagrar criminosos em ação e retirá-los das ruas.
A reportagem completa pode ser acessada pelo link
https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2019/01/18/reconhecimento-facial-usado-na-china-e-testado-no-brasil-saiba-como-opera.htm