Eventos

Últimas semanas para conhecer o Museu Itinerante de ciência e tecnologia, em Campinas

A população da região de Campinas terá até a próxima terça-feira, 4 de julho, para vivenciar diferentes experiências ligadas ao universo da ciência com a exposição do Programa Museu Itinerante (Promusit). A inciativa já recebeu a visita de 40 turmas de escolas da região e é uma parceria entre o projeto CPFL nas Escolas – Energia em Jogo e o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.  

A exposição mostra que é possível expandir uma cultura de sustentabilidade entre crianças, jovens e adultos, de forma leve. “Os experimentos desenvolvidos trazem uma visão lúdica para temas que precisam ser cada vez mais difundidos, principalmente entre a juventude. Ao disponibilizarmos conteúdos que eles aprendem no ambiente escolar para uma realidade totalmente interativa, conseguimos reforçar espontaneamente conceitos básicos sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica”, explica o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Walter Barbosa Júnior. 

Experimentos que estimulam a aprendizagem 

O “Gerador Humano”, por exemplo, é uma das atrações mais elogiadas entre os estudantes e educadores que já visitaram a exposição. Essa é a opinião de Wesley Dantas do Nascimento, de 13 anos, aluno do EMEFEI Dr. João Alves dos Santos. “O que eu mais gostei foi o da bicicleta [Gerador Humano], que puxa a energia e aí liga a geladeira, e [quando acendeu a luz] da geladeira eu já estava cansado”, conta. 

O experimento traz uma bicicleta conectada a um gerador elétrico e traduz metaforicamente o esforço necessário para acender uma simples lâmpada e mantê-la acesa, aumentando a necessidade de energia gradualmente, até chegar no aquecedor elétrico – eletrodoméstico que consome mais energia. 

Wesley também relata ter se divertido com o experimento “Tubo de ressonância”, que torna possível ver as ondas sonoras, a partir de bolinhas de isopor posicionadas dentro de um tubo, que se movimentam de acordo com a vibração do som. Ele conta que o Promusit o ajudou a se conectar mais com a ciência. “Gostei também do que emite o som [Tubo de ressonância]. Eu gosto um pouco de ciências, mas aqui é mais legal, a gente está vivendo, está sentindo as experiências”, declara.  

Na avaliação do professor de Artes na Emefei Dr. João Alves dos Santos, Samir Cortes, que esteve acompanhando as turmas dos 8° anos, o Museu Itinerante estimula o aprendizado. “Eles aprendem por três razões. Um, você tira [as crianças] do ambiente, que não é mais o mesmo, da sala de aula. O contato com algo que não faz parte do dia a dia deles, que não é como uma fotografia num livro, é concreto e real. E terceiro, pela interação. Tudo isso junto acaba contribuindo para o aprendizado”, considera. 

Outra atividade de bastante destaque é o “Duelo das Fontes de Energia”, onde duas pessoas se desafiam em um jogo eletrônico aprendem sobre diferentes fontes de energia e podem comparar suas características.   

Sobre o CPFL nas Escolas – Energia em Jogo

A “Exposição CPFL nas Escolas – Energia em Jogo” é uma ação educativa realizada pela área de Eficiência Energética da CPFL em escolas do estado de São Paulo, promovida por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL. O projeto, que conta com um investimento do Grupo CPFL Energia de R$ 6,174 milhões, difunde uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, visando a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e seus familiares. 

Professores e estudantes são convidados a explorar o mundo da energia, a partir de atividades que possibilitam o desenvolvimento de competências, em especial, a do pensamento científico, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde 2021, quando o programa teve início, foram envolvidas mais de 300 cidades da área de concessão das três distribuidoras do Grupo CPFL Energia no estado de São Paulo – CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz. Pelo projeto, mais de 6.830 professores e 102 mil estudantes receberam materiais didáticos sobre a temática, ultrapassando as metas iniciais do Instituto CPFL para o projeto. 

SERVIÇO 
O que: Programa Museu Itinerante (Promusit) 
Quando: Até 04 de julho de 2023 – 8 às 17h (segundas às sextas); 9h-13h (sábados).  
Onde: Instituto CPFL – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP 
Valor: Gratuito 
Público-alvo: Estudantes e professores do Ensino Fundamental de escolas municipais e estaduais de Campinas e Região 
Informações: https://institutocpfl.org.br/  – Telefone: (19) 3756-8000 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock