Connect with us

Eventos

Última semana da Mostra de Cinema Chinês em Campinas

china-cinema

A programação gratuita da Mostra de Cinema Chinês acontece até 29 de setembro, no Instituto CPFL, em Campinas, sempre às 19h. A Mostra apresenta um recorte especial de grandes mestres do cinema Chinês, trazendo filmes épicos, clássicos e contemporâneos, muitos deles ainda pouco vistos aqui. As sessões contam com janela de libras, para maior acessibilidade aos filmes. A Mostra tem patrocínio da CPFL Energia e é realizada pela Brazucah Produções, em parceria com o Instituto CPFL e Instituto Confúcio. 

Nesta semana serão exibidos os filmes: ‘O Clã das Adagas Voadoras’ (25/9), um dos grandes longas de Zhang Yimou, o premiado ‘Minha Doce Amarga Taiwan’ (26/9), de Zheng Dongtian, a obra-prima ‘O Carteiro das Montanhas’ (27/9), de Huo Jianqi e o singelo ‘Nenhum a Menos’ (29/9), outra produção do celebrado Zhang Yimou, talvez o cineasta chinês mais conhecido da última década.

A Mostra de Cinema Chinês é anual e faz parte da 7ª edição do festival Intercâmbio Brasil-China. A curadoria de Ale Amazonia e Lucas Chen selecionou obras clássicas e contemporâneas, uma oportunidade de acesso a produções pouco disponíveis e de longas-metragens que ainda não tinham tradução no Brasil.

Mostra on-line
A programação também acontece em ambiente on-line com acesso livre. Disponível até 31 de outubro, exibe um resgate histórico, com cinco obras clássicas e icônicas dos primórdios da cinematografia chinesa. Os filmes podem ser vistos pelo site www.mostradecinemachines.com.br.

Celebrando o aniversário de 100 anos do cineasta Xie Jin – considerado um dos maiores cineastas e diretores da história do cinema chinês, duas de suas obras iniciais serão, pela primeira vez, traduzidas para o português: “Jogadora de Basquete nº 5”, filme que lhe deu projeção nacional e “Grande Li, Pequeno Li e Velho Li”, comédia reverenciada pelos chineses até os dias atuais. Outros três clássicos da 1ª e 2ª geração do cinema chinês, também pela primeira vez legendados para a língua portuguesa, completam a programação: o épico “A Longa Estrada”, de Sun Yu, a comédia genial “Viva a Senhora!”, de Sang Hu, e o pioneiro do terror Chinês “Sons na Meia-noite”, de Ma-Xu Weibang.

Advertisement

A Mostra de Cinema Chinês é viabilizada por meio do ProAC, com patrocínio da CPFL Energia, em parceria com o Instituto CPFL e apoio do Instituto Confúcio, realização Brazucah Produções, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

Serviço
Mostra de Cinema Chinês
Local: Sala Umuarama, no Instituto CPFL
Data: até 29 de setembro de 2023
Horário: 19h
Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas
Telefone: (19) 3756-8000
Capacidade: 139 lugares, sendo 42 lugares para cadeirantes e 2 assentos adequados para pessoas obesas
Acessibilidade: sessões presenciais com janela de libras
Ingressos: gratuitos (distribuição de senhas no local 1 hora antes de cada sessão)

Mostra on-line
Local: pelo site www.mostradecinemachines.com.br
Data: até 31 de outubro
Acesso livre e gratuito

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare