Connect with us

Geral

Trecho da Coronel Quirino terá simulado de faixa reversível nesta sexta

imagem 134

Nesta sexta-feira, 13 de maio, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) executa uma operação simulada de faixa reversível em trecho da Rua Coronel Quirino, na região central. O contrafluxo será adotado na faixa esquerda da via, no trecho entre a Avenida Dr. Moraes Salles e a Rua General Marcondes Salgado. A operação será realizada no horário de pico da manhã, das 6h30 às 8h.

O objetivo é ampliar a fluidez viária na região. A operação irá priorizar a circulação no sentido de maior demanda de veículos, em direção à Avenida Dr. Moraes Salles. Com isso, o fluxo de veículos oriundo da Avenida Waldemar Paschoal (sentido Bosque) será dividido entre a General Marcondes Salgado e a Coronel Quirino (no contrafluxo).

Os motoristas que vêm da Avenida Waldemar Paschoal com destino à Moraes Salles, ao distrito de Sousas e ao Shopping Iguatemi deverão permanecer à esquerda da via e seguir pelo contrafluxo da Coronel Quirino. Já quem deseja acessar a Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) deve permanecer à direita da via e seguir pela General Marcondes Salgado.

Advertisement

Os resultados da operação simulada irão embasar os próximos passos do projeto piloto. “É mais uma etapa experimental do projeto que busca ampliar a fluidez viária em pontos que registram, diariamente, alto fluxo de veículos e lentidões de tráfego nos horários de pico”, detalha o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Entre os dias 19 e 21 de janeiro, a Rua Coronel Quirino recebeu a primeira operação simulada de faixa reversível. Na época, as equipes técnicas observaram que houve ampliação da fluidez viária no acesso ao sentido de maior demanda e que não foram registrados impactos significativos no sentido contrário de circulação (bairro – Centro).

Cerca de 15 agentes da Mobilidade Urbana irão atuar na operação, implantando a sinalização necessária e orientando os motoristas na região.

Advertisement

Terceira faixa aumenta fluidez viária
O projeto de ampliação da fluidez viária na região também envolveu a implantação de uma terceira faixa de rolamento no início da Rua Coronel Quirino; na via expressa Waldemar Paschoal (no trecho entre as ruas Dr. Quirino e Coronel Quirino); e no início da Rua General Marcondes Salgado.

Os trabalhos buscaram remover pontos de afunilamento e eliminar gargalos de trânsito registrados na Waldemar Paschoal, no sentido Bosque. As obras incluíram reconfiguração geométrica, remoção de canteiro e faixas zebradas, além de sinalização viária horizontal (solo).

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare