Trânsito Feliz é reconhecido como mais inovador entre 20 cidades
A iniciativa de urbanismo tático que transformou o entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Vicente Ráo, no Parque Industrial, foi reconhecida como a mais inovadora pela Rede Nacional para Mobilidade de Baixo Carbono / Ruas Completas. O projeto “Trânsito Feliz”, implantado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em 2019, harmoniza a convivência entre o tráfego de veículos e a comunidade escolar e local.
A Rede Nacional para Mobilidade é coordenada pelo WRI Brasil, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O reconhecimento foi anunciado no evento de encerramento da primeira fase do programa, realizado no início de dezembro. A avaliação foi feita por técnicos das mais de 20 cidades participantes, entre elas São Paulo, Guarulhos, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.
“Esse prêmio simbólico coroa todo o empenho da equipe envolvida no projeto, que já foi reconhecido e abraçado pela comunidade. O ‘Trânsito Feliz’ democratiza o uso das vias, priorizando o pedestre e harmonizando a convivência com o tráfego de veículos”, enfatizou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
Trânsito Feliz
A iniciativa da Emdec foi baseada no conceito de urbanismo tático e propõe uma nova maneira de se repensar os espaços públicos, privilegiando as pessoas, sugerindo mudanças e melhorias em pequena escala, de baixo custo e rápidas de construir.
Aplicado como piloto na EMEF “Prof. Vicente Ráo”, o projeto resultou na requalificação viária com base no conceito de traffic calming e incluiu um parklet de cerca de 20 metros de extensão, que criou uma área de convívio para alunos, pais e moradores. A Rua Custódio José Inácio Rodrigues, que fica atrás da escola, recebeu medidas que promoveram o seu estreitamento, estimularam a redução da velocidade e ampliaram a segurança viária, entre elas a instalação de uma também inovadora lombada removível e de uma faixa de pedestres.
O parklet foi removido após nove meses de testes, cumprindo a função temporária de avaliação do uso para posterior ajustes na versão definitiva do projeto, atualmente em fase de contratação de empresa para implantação das estruturas.
Inicialmente, o “Trânsito Feliz” será replicado em outros dez pontos, no entorno de nove instituições de ensino e na minicidade instalada na sede da Emdec. Por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19) e da suspensão das aulas presenciais nas redes pública e particular, o projeto deve ser retomado em 2021.