Testes para Covid-19 em trabalhadores de saúde têm início segunda-feira
Campinas vai iniciar a testagem para Covid-19 em trabalhadores da saúde a partir de segunda-feira, dia 3 de agosto. É o projeto “Cuidar de Quem Cuida”. É uma parceria com o Instituto Butantã, o laboratório Hilab e o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).
“A partir de segunda-feira também começarão a ser feitos os testes em cerca de 20 mil trabalhadores dos serviços públicos de saúde e de instituições hospitalares da rede privada.”, disse o prefeito, Jonas Donizette.
Estão incluídas todas as pessoas que trabalham nesses ambientes, como as equipes médicas, de enfermagem, de higiene, de limpeza, de nutrição, de vigilância e outros.
As instituições receberam as informações sobre o projeto e estão em fase de cadastramento. Neste primeiro momento, clínicas, consultórios privados e profissionais autônomos não entram na testagem.
Os testes serão feitos em pessoas assintomáticas (que não estão com sintomas) e que não tiveram resultado positivo para Covid anteriormente.
É um teste rápido para detecção de anticorpos. Uma pequena amostra de sangue é retirada do dedo, pela qual é verificado se a pessoa produziu anticorpos contra o coronavírus recentemente ou há mais tempo.
“É uma iniciativa conjunta entre os municípios e o governo do Estado. Vai ser importante, porque poderemos comparar a situação da população geral com os trabalhadores da saúde.”, disse o secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza.
O exame é cadastrado em um aplicativo do laboratório Hilab e o resultado é disponibilizado em cerca de 30 minutos, com a emissão do laudo.
Se o resultado apontar que os anticorpos foram produzidos recentemente, o profissional deve ser afastado por sete dias. Cada unidade de saúde fará os testes em seus profissionais.
Pessoas que estejam com sintomas de Covid-19 não farão esse teste e sim o PCR (do cotonete no nariz).
Outros públicos
Também estão incluídos no público-alvo desta testagem profissionais de saúde das Instituições de Longa Permanência de Idosos; profissionais de segurança pública e pessoas privadas de liberdade e trabalhadores que atuam em presídios.
Informações da pandemia de Covid-19
Todas as informações sobre o novo coronavírus ou Covid-19 podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/. Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da pandemia em Campinas.