Geral

Tenente Santini protocola requerimento solicitações informações sobre multas de trânsito

O vereador Tenente Santini (PSD) que é também presidente da Comissão para os Assuntos de Segurança Pública protocolou na tarde desta terça-feira (23) um requerimento solicitando que o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, justifique os motivos que levaram a EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) que administra o trânsito na cidade e que é presidida por Barreiro, tenha emitido multas de avanço ao sinal vermelho após às 19h e até às 6h – período em que a proibição não vale.
“Respeitar as leis de trânsito é fundamental, mas essa exceção ao avanço do sinal vermelho é primordial para a segurança dos motoristas. Temos vários estudos que mostram um aumento no índice de roubos e até mesmo sequestros relâmpagos em virtude das pessoas terem que ficar paradas no semáforo, portanto, precisamos saber porque a secretaria está emitindo essas multas”, explica Santini. 
O requerimento do vereador apresenta matérias jornalistas em que munícipes afirmam terem recebidos as multas no período em que ela não pode ser aplicada. “Se temos em vigor a Resolução Setransp nº 225/98, que determina o desligamento desses aparelhos e temos ainda a Lei nº 11.072/2001, que determina a Setransp publicar que o desligamento é feito em placas próximos aos semáforos, porque estamos tendo esses casos de multas?”, questiona o vereador. 
Por fim, Santini ainda faz um alerta de que mesmo o avanço do sinal ser autorizado por lei, todos os motoristas só o devem fazê-lo em segurança. “Não é porque não dá multa que os motoristas devem sair acelerando sem prestar atenção ao redor. Atenção e direção defensiva sempre devem andar juntas”, finaliza. 
Em virtude do recesso parlamentar, o requerimento deve ser lido em Plenário na primeira Reunião Ordinária do ano, marcada para o dia 5 de fevereiro, após a data o secretário tem o prazo regimental de 15 dias, prorrogável por igual período para responder aos questionamentos do vereador. 
Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock