Tarde fotográfica marca mês da Consciência Negra no CEI Vila Rica
Alunos do Centro Infantil Recanto Vila Rica participaram de uma tarde fotográfica e uma oficina de turbantes e amarrações no cabelo na sexta-feira, dia 10. O evento foi realizado com o objetivo de registrar a pluralidade das belezas dos alunos e ressignificá-las por meio do uso dos adereços e marca as comemorações do mês da Consciência Negra na escola. Além disso, a atividade compõe uma série de ações voltadas para crianças de 3 a 6 anos que já são realizadas pela unidade escolar para legitimar a identidade, ressaltar os diferentes tons de pele e os diversos modos de usar o cabelo.
A ação no CEI Recanto Infantil Vila Rica foi realizada em parceria com o Centro de Referência (CR) em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa. No mês de novembro, segundo a coordenadora do serviço, Jacqueline Damázio, muitas escolas têm procurado o CR para desenvolver atividades com seus alunos, porém, é “imprescindível a realização de um trabalho contínuo durante o ano letivo porque o racismo e a discriminação estão presentes no cotidiano”.
Jacqueline destaca que a Lei Federal 10.639/03 é responsável pelo ensino da história do negro no Brasil e consequentemente da contribuição da cultura africana na formação do povo brasileiro. “Em tempos de repercussão de manifestações racistas a efetividade da implementação da lei, que infelizmente está ausente dos projetos político-pedagógicos das unidades escolares, se faz necessária”.